Bairro próximo de Simões Filho lidera índice de infestação do Aedes Aegypti


De acordo com o resultado do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAA) divulgado na última terça-feira (24), o bairro de Valéria, localizado às margens da BR 324, na divisa entre Salvador e Simões Filho, lidera o índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

download

Embora a cidade de Salvador tenha atingido de forma geral o percentual histórico de 1,1% no ranking baiano, a comunidade da Lagoa da Paixão, no bairro de Valéria apresentou um percentual de 10,8% no índice municipal, chamando a atenção da Secretaria da Saúde (SMS) de Salvador.

Compreende-se que a cada 100 casas visitadas na região, 10,8% tinham focos de larvas do mosquito. O número mais do que dobrou considerando o último estudo, realizado em outubro de 2016, onde o LIRAA constatou 5% de infestação na localidade.

De acordo com a coordenadora de Vigilância à Saúde da SMS, Isabel Guimarães, os resultados de Valéria não representam o universo pesquisado. O LIRAA é um programa que sorteia as áreas da cidade onde vai ser o levantamento, mas, às vezes, sorteia partes que não tem como entrar, por questão de segurança.

Ainda segundo Isabel, o LIRAA da região deve ser recalculado, mesmo assim, a localidade foi incluída entre as que devem receber varredura da SMS até o dia 17 de fevereiro.

“Isso dá uma diferença na área do resultado, por isso o índice está dando elevado. Está entrando como área prioritária”. Explicou ela.