Após homenagem em ‘missa ao Dia do Trabalhador’, Dr. Alfredo Assis fala de Saúde e Política. “Tenho caráter e personalidade”


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/marcos-simoes-217735983/apos-homenagem-em-missa-ao-dia-do” ][/soundcloud] Ao participar e ser um dos homenageados na celebração da missa pelo ‘Dia do Trabalhador’ – evento católico promovido pela Paróquia São João Batista, na Ilha de São João, o ex-secretário de saúde e vereador, Alfredo Assis de Santana Neto declarou se sentir ‘honrado e feliz pelo reconhecimento da comunidade local’ e externou o seu desejo e torcida pelos trabalhadores, principalmente, os demitidos, para que logo retornem aos postos de trabalho, após a crise pelo qual o país enfrenta no momento.

Homenageado no culto ecumênico, Dr. Alfredo Assis representou a classe médica. Entrevistado pela equipe do ‘Mapele News’, o prefeiturável pelo Partido Progressista (PP), considerou os avanços positivos na saúde da cidade; mas também avaliou o tempo de três anos em que esteve na condução da pasta; como curto para ‘realizar todo o seu desejo’.

Dr. Alfredo Assis destacou que a receita para um novo modelo de fazer saúde em Simões Filho; que na trajetória dos últimos três anos projetou um protagonismo a nível nacional [está entre os 50 melhores secretários de saúde do Brasil] e em estadual [Manutenção da UPA-24h como referência na Bahia e inovação com o incremento da especialidade em Odontologia para seu porte]; se devem a dois pontos principais na gestão pública: “Amor no que faz e a Boa Vontade”.

Na Saúde 

Questionado pelo que ‘mais avançou’ enquanto esteve na condição de secretário municipal de saúde, Dr. Alfredo Assis destacou as principais conquistas:

Inauguração da UPA 24h – CIA, referência na Bahia e cujo investimento de manutenção feito pela administração pública do município passa dos R$ 500 mil mensais; melhorias na Atenção Básica; Unidade de Referência da Mulher, Fisioterapia com Pilates e RPG; Núcleo de Atendimento às 17 famílias com bebês portadores de ‘Microcefalia’; Núcleo de Atendimento com fisioterapeuta e neonatologista; Procedimento cirúrgico de vesículas via vídeo, ecocardiograma Doppler Scanner; Mamografia com a realização de atendimentos para cerca de 300 mulheres por mês e o Laboratório de Especialidades onde se conseguem fazer 90% dos exames em Simões Filho.

Além de destacar as duas unidades com atendimento 24 horas (Hospital Municipal e UPA-CIA), o ex-secretário afirmou que acredita que a continuidade do trabalho pela nova secretária garantirá boas condições para o novo gestor da pasta, a partir do próximo ano.

Sobre as doenças já consideradas ‘pandêmicas’, por atingir outros continentes, como a dengue, chikungunya e zika, Alfredo Assis revelou que a cidade de Simões Filho está preparada e os agentes de saúde estão em alerta caso venha acontecer uma ‘epidemia’.

Um destaque positivo é o acompanhamento que as 17 famílias com crianças com ‘microcefalia’ vêm tendo, através, do ‘Núcleo de Atendimento à Microcefalia’. “Um atendimento precoce com fisioterapia pode acelerar positivamente o rendimento da criança e já somos o município com mais avanços nesse sentido”, garantiu.

Na Política

De volta à Câmara de Vereadores por questões políticas, ele compõe um dos cinco nomes que estão na disputa interna do grupo político do prefeito Eduardo Alencar.

Alfredo Assis como em todas as entrevistas; deixou claro que ele ‘é grupo, verdadeiro, coerente e caminhará junto com quem for o indicado. “Tenho caráter e personalidade”, afirmou.

“Meu nome está à disposição do prefeito e de todo o grupo. O que ficar decidido como melhor para Simões Filho estarei apoiando, agora; sendo eu o candidato estarei para ‘agregar pela continuidade dos trabalhos e avanços conquistados para que assim possamos ser uma cidade mais feliz’.