Após desdobramentos de conflitos por melhorias no transporte, prefeito Eduardo Alencar também se compromete atender comunidade de Mapele


Após insatisfação de moradores no que se refere ao transporte e que gerou conflitos que se desdobraram como polêmicos e discriminatórios entre comunidades vizinhas como Ilha de São João e Mapele que há muito tempo reivindicam melhorias ao acesso para a capital baiana, o desfecho dos últimos protestos e alinhamento entre AGERBA, empresa Expresso Metropolitano, poderes públicos e comissão de moradores da Ilha, nesta última terça-feira (09), foi recebido de forma positiva pela comunidade, mas, não contemplou os problemas enfrentados pela população de Mapele que segundo os moradores; não podem continuar sendo prejudicados, além disso, deveriam receber o mesmo tratamento na solução dos problemas.

Em contato com a equipe de reportagem, moradores da zona rural de Simões Filho relataram que a deficiência e péssima operação da empresa Expresso Metropolitano piorou, após os últimos protestos realizados por moradores da Ilha de São João, inclusive, um dos dias a empresa alterou o roteiro e a Ilha ficou isolada.

O imbróglio provocado pelo conflito vivenciado entre as comunidades, levou o radialista Jairo Mascarenhas, no programa “Bom dia Simões Filho”, desta quarta-feira (10), apoiar a comunidade ao questionar os poderes públicos para que dê o mesmo tratamento que garanta melhores condições dos usuários de transporte em Mapele.

“O mesmo direito tem a comunidade de Mapele até porque somos todos iguais”, questionou o radialista que ainda acrescentou: “Quando o prefeito e os vereadores querem se unir conseguem resolver o problema”.

Com a avaliação que os protestos não deixam de ampliar a questão de cunho político, em vista, das eleições municipais, o radialista, apesar de comemorar o acordo firmado que estabeleceu a ordem na Ilha de São João, também fez críticas ao que considerou como cunho político nos protestos na Ilha de São João.

“Resolve quem tem conhecimento e poder”, minimizou o comunicador. “Tem gente que está querendo colocar a cara na tela para conseguir uns votinhos”, afirmou.

Dando total apoio à comunidade de Mapele, o comunicador pediu o apoio do poder público para a condução e alinhamento para que de fato solucionem as reivindicações da comunidade mapelense.

Ainda de acordo com os moradores, a empresa Expresso Metropolitano não está conseguindo atender satisfatoriamente a comunidade com a retirada de dois ônibus. Atualmente existe somente um ônibus que opera a linha Mapele-Pituba, via BR-324 que chega a ficar com intervalo de 6h, entre as 10h às 16:30h e três veículos na linha Mapele-Campo Grande, via Suburbana.

Uma reunião será marcada com os moradores para definir a questão do transporte.

Em contato com a reportagem, o prefeito Eduardo Alencar se comprometeu que irá se reunir com uma comissão de moradores em Mapele e reafirmou o compromisso de solucionar o problema ao deixar claro que não teve a intenção de prejudicar o acesso para a comunidade, a partir do momento em que contribuiu na solução da reivindicação da Ilha de São João.