Casa Cheia: Legislativo aprova por unanimidade um Projeto de Lei e sete Indicações na 7ª Sessão Ordinária na Câmara


A 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Simões Filho realizada na manhã desta terça-feira (16) apresentou e aprovou por unanimidade um Projeto de Lei, de autoria do Executivo, e sete Indicações de vereadores.

Durante a sétima Sessão foi aprovada em única discussão e votação, o Projeto de Lei n° 004/2019, de autoria do Executivo, que visa dispor de benefícios eventuais no âmbito da política pública de Assistência Social.

Indicações

A indicação n° 041/2019, de autoria do vereador Elimário Lima (PSDB), foi a primeira a ser votada e aprovada por unanimidade. Ele solicita ao Executivo que seja feita a reconstrução de alvenaria e construção da praça do final de linha de Santa Luzia.

O vereador Laécio Valentim (PSB) apresentou a proposição nº 045/2019 aprovada por unanimidade. Ele solicita do Executivo Municipal o reconhecimento e a identificação do Mirante da Ilha de São João, localizado na Copa I, como ponto turístico do município de Simões Filho.

Atendendo as expectativas de um grupo de estudantes de Simões Filho pela votação da indicação nº 050/2019, o vereador Arnoldo Simões (PRB) obteve a aprovação por unanimidade, da proposição de sua autoria. Ele indica ao Executivo instituir o Dia Municipal da Beldade Negra, a ser comemorado, anualmente, na 1ª sexta-feira de Maio.

O vereador Adailton Caçambeiro (PRP) apresentou proposição nº 051/2019 aprovada por unanimidade. Ele solicita do Executivo a criação de um Matadouro Municipal.

A indicação n° 052/2019, de autoria do vereador Manoel Carteiro (PSB), que solicita ao Executivo a pavimentação asfáltica e a construção de Escola, no Bairro Porto Santo, localizado no Centro Industrial de Aratu, foi retirada de pauta por ausência do autor da proposição do plenário.

De autoria do vereador Eri Costa (DEM), foi aprovada por unanimidade a indicação nº 053/2019. O autor da proposição solicita ao Executivo a reforma e iluminação da Praça da Igreja Católica São Miguel.

O vereador Luciano Almeida (MDB) apresentou a indicação nº 054/2019 aprovada por unanimidade pelo legislativo. O autor solicita ao Executivo a implantação do Centro de Zoonoses em Simões Filho.

A indicação nº 055/2019, de autoria do vereador Vel Silva (PRP), aprovada por unanimidade, solicita ao Executivo a pavimentação asfáltica e a construção de galerias de águas pluviais na Travessa Januário Santana, ao lado da Escola Municipal Professora Maria de Jesus Correia, na localidade do Otizeiro, no Bairro de Góes Calmon.

As indicações apresentadas, lidas, discutidas, votadas e aprovadas por unanimidade em Plenário serão encaminhadas ao Executivo para que as providências sejam tomadas no sentido de atender aos pedidos feitos pelos vereadores. “Uma indicação é um documento importante porque, através dela, o parlamentar formaliza um pedido. Geralmente, quando apresentamos uma indicação, estamos atendendo as necessidades dos bairros do município”, explica o presidente da Câmara Municipal, Orlando de Amadeu, que destacou a importância das proposições debatidas e votadas durante a Sessão. Segundo ele, é uma demonstração de que a Câmara mantém um forte ritmo de trabalho, deliberando matérias importantes que repercutem no dia a dia da população de Simões Filho.

Palavra Franqueada

No Expediente, o vereador Arnoldo Simões foi o primeiro a fazer uso da tribuna na Palavra Franqueada. O republicano parabenizou o presidente do Legislativo, Orlando de Amadeu, pela condução à frente dos trabalhos da casa. O edil ressaltou também o êxito do curso de Capelania que ocorreu no último sábado (13), no plenário da Câmara, onde recebeu 150 participantes inscritos. Além disso, parabenizou o grande evento de ‘Domingo de Ramos’ promovido pela Igreja Católica e, evangélico por convicção, destacou o bonito trabalho realizado pelas igrejas em Simões Filho. Por fim, citou o empenho do deputado federal Márcio Marinho (PRB) para ajudar o município, quando viabilizou em Brasília o processo de desbloqueio e andamento da construção dos condomínios do Minha Casa Minha Vida (MCMV) na cidade.

O segundo a falar na tribuna foi o vereador Jailson, popular ‘Jajai’, que parabenizou a equipe de esportes da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) pelos jogos no último domingo. Na ocasião, o edil destacou também os principais assuntos discutidos na Comissão de Transporte referente a licitação do transporte no município, licitação para contratação de empresa para a implantação de semáforos pela cidade, entre outras demandas. Outro assunto citado pelo parlamentar foi à solução do problema de falta de água no Tanque do Coronel. Antes de finalizar a fala, fez referência à passagem de Semana Santa e desejou boa Páscoa aos presentes.

Em seu pronunciamento, o vereador Del (SD) abordou três assuntos. Primeiramente, parabenizou também a secretária de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Sirliane Ribeiro, pela Copa Interbairros, apesar de lembrar da necessidade de reforma das infraestrutura dos campos de futebol. Posteriormente, enalteceu a gestão do prefeito Diógenes Tolentino Oliveira (Dinha) por Simões Filho ter conseguido reduzir a dívida municipal, atingindo a classe B nos indicadores fiscais e de endividamento. Para o parlamentar, esta mudança de categoria viabiliza a obtenção de recursos para o município. Por fim, o edil também mencionou sobre a otimização no andamento das Sessões referente a apreciação, discussão e votação das indicações no plenário.

Em seguida, o líder da oposição, vereador Sandro Moreira (PSL), ressaltou a importância da mudança de horário das Sessões Ordinárias da Câmara, ao destacar a efetiva participação popular no parlamento municipal. Além disso, reconheceu o posicionamento dos vereadores que, quando necessário, reivindicam soluções para os problemas na cidade.

Na sequência, o líder do governo, Manoel Almeida, popular ‘Neco’, manifestou a sua preocupação em relação às condições dos moradores da comunidade de São Raimundo onde será implantado o VLT na localidade. O vereador garantiu levar a demanda ao prefeito Dinha no sentido de buscar alternativas diante de uma possível realocação dos moradores em razão das obras de implantação do sistema de transporte sobre trilhos nas imediações. Em outro momento de sua fala, o edil esclareceu questionamentos referentes aos serviços prestados pela empresa Jotagê no município e a condução do secretário Carlos Neto à frente da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em resposta aos vereadores Vel Silva e Sandro Moreira.

O último vereador inscrito a falar na tribuna foi o vereador Vel Silva que, de convicção católica, lembrou da caminhada de Ramos no domingo, e classificou o evento como “um verdadeiro mar verde”. Antes de finalizar a fala, o edil desejou aos presentes uma boa Semana Santa, conclamando a todos que o período é dedicado em meditar a palavra de Deus e exercer o perdão.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)