Hospital Roberto Santos ganha 43 leitos infantis


Foto: Ag. A TARDE

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no Cabula, em Salvador, ganhou um reforço de 43 leitos –  20 de UTI neonatal e 23 de semi-intensiva pediátrica, inaugurados nesta quarta-feira (13), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O total do investimento foi de R$ 2,3 milhões.

As unidades de semi-intensiva pediátrica já funcionam desde junho do ano passado, segundo a Sesab, mas só nesta quarta foram inauguradas, durante cerimônia no auditório do hospital e com a presença do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.
Os 20 leitos de UTI neonatal (para bebês com até 28 dias de nascido) são 12 unidades já existentes com mais outras 8 que foram criadas.

Segundo a Sesab, a UTI neonatal no HGRS é referência para o estado e conta com um grupo de cirurgia pediátrica 24 horas, além de exames de imagem como ultrassom e ecocardiografia.

Ainda segundo a Sesab, a obra contemplou revisão e ampliação de toda a rede de gases medicinais, e da rede elétrica; substituição de todo o forro de PVC por acústico, para absorção de ruídos; substituição de todo o piso por manta vinílica, que absorve choque mecânico, atrito (abrasão) e corrosão, entre outros. Informações do A Tarde.