20 praias estão impróprias para o banho em Salvador neste final de semana


Com a estiagem das chuvas que caíram em Salvador e Região Metropolitana nas últimas duas semanas, a tendência dos baianos em sentir a sensação de céu aberto, ainda que o sol apareça timidamente é procurar a praia mais próxima para se refrescar. No entanto, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), alerta para cerca de 20 praias que estão impróprias para o banho neste final de semana.

De acordo com o alerta divulgado pelo Inema na última sexta-feira (14), os banhistas devem evitar as seguintes localidades:

Tubarão, Periperi, Penha , Bogari , Bonfim, Pedra Furada, Canta Galo, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Buracão, Amaralina, Armação, Pituba, Boca do Rio, Corsário, Patamares, Placafor e Itapuã.

De acordo com a resolução Conama, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.