Vereadores voltam a se desentender na Câmara: ” O governo do estado não tem repassado as verbas obrigatórias para Simões Filho”


Durante a sessão da última terça-feira (14) na Câmara de Vereadores de Simões Filho os vereadores da base aliada ao prefeito Diógenes Tolentino e o vereador que representa exclusivamente a bancada de oposição voltaram a se desentender.

Durante o decorrer da plenária, os assuntos mais discutidos foram a deficiência do serviço da Central Estadual de Regulação e a falta de investimentos do governo do estado nestes últimos dez meses. Neste sentido, o vereador e líder do prefeito na Câmara, Orlando de Amadeu resolveu se reportar diretamente ao seu opositor Sandro Moreira.

“Não tem uma obra significante do governo do PT, do governador Rui Costa, do seu Jaques Wagner, do senhor Eduardo Alencar, do senhor Otto Alencar nesta cidade. São as figuras que estavam comandando essa cidade. Eu gostaria de dizer também e até chamar a atenção do vereador Sandro, que fez um discurso muito bonito defendendo o governo do estado e eu creio que vossa excelência deveria pensar duas vezes em defender. Porque o governo maltrata o povo da cidade que vossa excelência é vereador”, disse ele.

Orlando classificou a situação como perseguição política e fez um comparativo das verbas aplicadas na gestão anterior e na atual, especialmente ao que se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“São 417 municípios neste estado, mas Simões Filho não está incluso nestes 417 para o governo do estado. Simões Filho está fora, esteve incluso até 2016, e a prova está aí. Com a verba do SUS do estado em 2016 foi repassado mais de 6 milhões para a cidade. Agora, quer saber quanto foi passado pro governo do prefeito Dinha de verba do governo do SUS pra Simões Filho vossa

excelência? R$ 300 mil. É uma vergonha, uma falta de respeito com a saúde do povo da nossa cidade e não prejudica a cidade só aqui na saúde não, prejudica lá no estado também quando não paga as regulações que nossa cidade precisa. Todos os dias nós perdemos entes queridos e vossa excelência parece que está rindo com a miséria do povo da nossa cidade”, afirmou Orlando.

O vereador ainda desafiou Sandro Moreira a reivindicar melhorias ao governador e afirmou que o governo do PT gostava mesmo da gestão do ex-prefeito Eduardo Alencar porque juntos levaram embora 2 milhões em 8 anos. Orlando ainda disse que os investimentos que deveriam vir para Simões Filho era destinados ao município de Ruy Barbosa, cidade natal do antigo mandatário.

“Vossa excelência representa o governo do estado, então diga ao governo do estado o que tem que fazer nesta cidade. Cadê a faculdade que aquele governador mentiroso prometeu pra nossa cidade? Cadê a rodoviária, a reforma do mercado, o saneamento básico, água potável nos bairros que não tem? Esse governo nunca respeitou nossa cidade, ele gostava era do dinheiro dessa cidade que ele levava. Foram 2 milhões que eles levaram em 8 anos e essa cidade está desse jeito abandonada. Graças a Dinha a cidade está tomando um rumo, porque o rumo da nossa cidade era Rui Barbosa”, afirmou.

Em resposta, Sandro Moreira relembrou que Orlando a dois anos atrás ainda fazia parte do Partido dos Trabalhadores, onde inclusive assumiu cargo de presidência no diretório municipal. E que só rompeu com o partido por interesses pessoais.

“Só relembrando vereador Orlando de Amadeu, já que vossa excelência faz questão de cogitar o governo o qual eu defendo, que tem falhas como todo governo, que tem problemas como todo governo, mas que em regra nós sabemos que vossa excelência fez parte durante os doze anos desse governo. Que saiu agora, na realidade por conta de conveniências próprias e pessoais, não foi por projeto político e que hoje esquece”, revelou Sandro.

Moreira disse também que “como políticos temos que olhar sempre pra trás e ver quem foram as pessoas que nos ajudaram e que nos permitiram chegar até aqui. Além do povo que tem confiado na nossa capacidade, nossa inteligência e na nossa integridade moral”, completou.

Sandro afirmou que não seria inteligente da parte de Orlando acusar um governo do qual ele mesmo fez parte com tantas supostas irregularidades. “Vossa excelência fez parte deste governo, contribuiu com esse governo e naturalmente participou de tudo isso. Então, não é salutar, não é elegante, não é inteligente vossa excelência chegar aqui e falar do governo que a 2 anos atrás o senhor participava. Está cuspindo no prato que comeu.

Para concluir, Sandro Moreira falou que tem orgulho de representar a antiga gestão, os irmãos Alencar e o governador Rui Costa porque todos são fichas limpas, além do sentimento de gratidão por terem eles feito parte da sua trajetória política.

“Eu represento e digo em todo lugar, o governador Rui Costa é um homem ficha limpa, represento o senador Otto Alencar que também é ficha limpa, e represento o ex gestor Eduardo Alencar que é ficha limpa também. Eu tenho orgulho, porque eu tenho histórico político e tenho identidade política”, concluiu.