Uma indicação feita pelo vereador Everaldo da Silva ‘Vel’ (PRP), aprovada na sessão desta terça-feira (4) e encaminhada à Prefeitura de Simões Filho pede que o prefeito Diógenes Tolentino realize uma campanha de conscientização à população sobre a preocupação do descarte correto e a coleta do lixo urbano no município.
O vereador indicou ao prefeito Diógenes Tolentino a possibilidade de desenvolver uma ampla campanha de informação e educação à população para divulgar horários de coleta de lixo e entulho nas comunidades simõesfilhenses para contribuir com a limpeza urbana e com a qualidade da saúde da população. “Os moradores de diversos locais estão pedindo para que intervenha junto ao Executivo na realização dessa campanha de modo geral”, informou Vel.
Em seu pronunciamento, o vereador gerou uma grande polêmica diante da real necessidade de se criar uma campanha de conscientização.
O edil enfatizou que gosta de “cobrar” e “elogiar”. Segundo ele, “a questão do entulho melhorou, mas a questão da coleta de lixo continua a mesma coisa”. “Eu vi a Jotagê fazendo panfletagem, mas não esta sendo feita a limpeza. No entanto, quero também alertar aos munícipes a questão da colaboração também porque tenho lutado para retirar certos entulhos e já coloquei placa, mas o pessoal continua jogando lixo. Por isso, quero pedir para que seja feita essa campanha”, incentiva Vel.
Na mesma linha do vereador Vel, Luciano Almeida (MDB) disse que “esse é o trabalho que tem que ser feito aqui na nossa cidade, um trabalho de conscientização nas ruas e nos bairros. Segundo relatou Almeida, moradores da localidade da quadra 6, do Cia l, perto da pizzaria, próxima a Academia Atitude, estão jogando lixo no local, mesmo com a placa informativa ‘não jogue lixo’ e um morador solicitando a caixa coletora, mas a comunidade não quer porque vão jogar cachorro morto. O que as pessoas têm que saber é que o carro passa todos os dias e tem que colocar o lixo na hora certa”, pontuou Luciano.
O vereador Manoel Carteiro (PSB), que é representante legal do bairro de Mapele, defende a iniciativa que visa contribuir e melhorar com o meio ambiente da cidade. “Realmente, precisamos ter um calendário. Já temos um calendário, mas não é oficial e, às vezes, não é cumprido, a exemplo que nas comunidades de Mapele, Cotegipe, Santa Luzia e Adjacências, a coleta de entulho é a cada 15 dias e não está acontecendo. Então, é preciso que se cumpra o calendário porque se for feito isso a cada 15 dias resolve o problema, pois com esse acúmulo, a cidade fica feia. Realmente, precisamos conscientizar a população porque tem ruas onde o caminhão passa todos os dias, mas as pessoas jogam o lixo na rua”, comentou.
Para finalizar, o vereador Canjirana (PSL) criticou a aprovação da lei que, segundo o edil, prevê o não cumprimento da norma.
“Nós temos um código de postura e é preciso colocar para funcionar. Temos uma lei aprovada nessa casa sobre o código de postura que, inclusive, fala lá na frente em penalidades, mas não adianta ter tanta lei e não funcionar. O Brasil é um país que mais tem leis, mas poucas funcionam e, infelizmente, em Simões Filho, mesmo não sendo culpa do prefeito Dinha, as leis aprovadas nessa casa têm que ser colocadas em pratica. Se eu jogo lixo nas ruas e nos córregos, eu não posso cobrar nada”, finalizou.
Deixe seu comentário