Vereadores Manoel Carteiro e Sandro Moreira denunciam poluição ambiental em Simões Filho


Na sessão ordinária realizada no Plenário Walter Jorge dos Santos, na Câmara Municipal, os vereadores de Simões Filho votaram o Projeto de Lei de nº 019/2018, de autoria do vereador Elimário Santos Silva, que inclui no Calendário Esportivo do Município, a Travessia a Nado no distrito de Mapele. Durante a aprovação da proposição, os vereadores Manoel Carteiro e Sandro Moreira apontaram questões referentes à poluição ambiental e pediram a atenção dos seus pares.

No decorrer dos seus discursos, ambos os vereadores demonstraram-se “bastante preocupados” com o problema sério no município e se indignaram com a poluição do ar provocada por empresa instalada no município.

De acordo com o parlamentar, uma das empresas que liberam uma fumaça avermelhada e cinza durante a madrugada é a Vale do Rio Doce, localizada na entrada da cidade, as margens da BR-324, sentido Salvador.

Seguindo o mesmo entendimento, o vereador Sandro Moreira falou sobre a questão ambiental e pediu um empenho maior não só do Legislativo como também dos Executivos, Municipal e Estadual para um “olhar mais amplo sobre a questão”.

“O vereador Sandro falou aqui que precisamos buscar nossos lideres políticos na Câmara dos deputados, principalmente na questão ambiental naquela região entre a Ilha de São João a Cotegipe, onde liga à Baía de Aratu e realmente precisa ser vista o mais rápido possível porque sabemos que ali não existe nenhum cuidado ambiental”, disse o socialista.

Para Sandro Moreira, líder da oposição na Câmara, a poluição ambiental em Simões Filho é um problema que tem que ser resolvido imediatamente. “Nós estamos lutando contra a Vale do Rio Doce que tem trazido um sério problema ambiental e por diversas vezes foi denunciada ao Ministério Publico da Bahia (MP-BA), a cerca da poluição causada pela empresa no município, na época da Dra. Hortência que estava à frente da pasta e onde se constatou um dano ambiental muito grande, por isso seria de suma importância que nó fizéssemos uma comissão de vereadores, para irmos perante o Estado e outros organismos”, pontuou Sandro

Para finalizar o Presidente da Câmara, Orlando de Amadeu disse que existe a Comissão de Meio Ambiente para tratar do assunto e que a sala de reunião está pronta para dialogar sobre a questão.

Vale salientar que a poluição do ar é um dos principais fatores que causam doenças respiratórias. Somente no Brasil, mais de 44% da população, ou seja, mais de 80 milhões de pessoas sofrem de alguma doença provocada pela poluição do ar.