Vereadores e lideranças realizam reunião estratégica para planejar a “Festa dos Pescadores de Mapele”


Depois de cinco anos consecutivos sem acontecer, a “Festa dos Pescadores de Mapele” finalmente será realizada neste ano de 2018, pelo menos é o que garantem os vereadores e lideranças comunitárias do distrito, que fica localizado na zona rural do município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS).


Na semana passada, uma reunião entre os vereadores e a comissão que está organizando a festa definiu que a festividade irá acontecer na primeira semana de agosto e deverá contar com apoio da Prefeitura Municipal.

“A reunião foi bastante produtiva, alinhamos com os vereadores a data do evento e frisamos aos mesmos que a festa era para homenagear os verdadeiros protagonistas, que são nossos pescadores. Os vereadores entenderam nossa reivindicação e firmaram um compromisso de parceria, se comprometendo a buscar junto ao prefeito apoio para a realização da festa”, revelou Kiko, um dos organizadores do evento.

No ano passado a festa chegou a ser anunciada, mas por falta de entendimento entre a comissão organizadora e o prefeito Diógenes Tolentino, que na época declarou preferir concentrar esforços para melhorias de infraestrutura, iluminação e manutenção das vias do bairro, a festa foi cancelada.

A “Festa dos Pescadores de Mapele” transita entre a comunidade pesqueira, munícipes e Poder Público. Além do desenvolvimento social e econômico da cidade, também tem por objetivo o resgate da cultura local.

A programação conta com a missa de ação de graças, corrida de canoa, cortejo cultural com baianas, rodas de capoeira entre outras diversas manifestações folclóricas, divididas entre os dois dias de realização.