Vereador pede organização dos ambulantes e transparência do SINE em Simões Filho: “Não tem expectativa de vagas”


Durante a sessão desta terça-feira (10), na Câmara de Vereadores de Simões Filho, o vereador Jailson Soares (Jajai) se pronunciou sobre a situação dos vendedores ambulantes que ocupam espaços públicos no Centro da cidade.

De acordo com o edil, o excesso de vendedores ambulantes concentrados somente no Centro tem prejudicado os comerciantes que tem pontos fixos no local, que inclusive estão correndo o risco de fechar as portas.

“Eu não sou contra nenhum vendedor ambulante, agora tem que se organizar. Tem vários comerciantes aqui no Centro que estão pensando até em fechar seus comércios. Então eu acho que tem que organizar, procurar um lugar para cadastrar as pessoas”, disse Jajai.

Uma outra situação colocada pelo vereador é a questão da briga por espaço. Jailson contou que no último sábado (07), presenciou uma discussão entre dois ambulantes, que quase terminou em agressão física.

“Como vereador eu estou aqui alertando, chamando a atenção porque está todo mundo brigando por espaço ali e vai chegar uma hora que eles vão brigar entre eles para quem chegar primeiro pegar o espaço.

Jajai salientou que já ouviu o prefeito Diógenes Tolentino cobrando ao secretário de Ordem Pública (SEMOP), capitão Bartolomeu que tomasse alguma providência com relação aos ambulantes, mais até agora nada foi feito.

Neste sentido, o parlamentar resolveu fazer o pedido diretamente ao chefe da pasta dizendo que se algo não for feito agora, no futuro as coisas vão se agravar a ponto de não ter mais solução.

“É um pedido que eu faço que o pessoal seja realocado para algum lugar ou que diminua um pouco a quantidade de pessoas ali e coloque em outro lugar, para cada um ganhar seu dinheiro, agora, tem que ser organizado”.

Jailson ainda comentou sobre o posto do SINE na cidade. Segundo ele, as pessoas estão perdendo a credibilidade pelo órgão e já nem querem mais se deslocar até a unidade para tentar uma vaga de emprego.

“Eu quero chamar alguns vereadores aqui para tomar uma aposição e verificar isso aí. Quatro ou cinco vereadores vamos até o SINE para ver o que pode ser feito, porque as pessoas estão reclamando que, além de não ter uma estrutura boa para o povo, não tem nenhuma expectativa de vaga”.

O vereador sugeriu que os parlamentares se unam para trazer vagas de emprego para a cidade, porque através do SINE, segundo ele, não sai mais nada.

“Todos nós temos que nos unir para buscar mão de obra, porque no SINE hoje não consegue sair una carta, segundo relatos de vários moradores de Simões Filho. Então, eu peço aos vereadores que a gente se uma para ver essa questão das pessoas que perderam a vontade de ir para o SINE”, concluiu.