Vereador pede construção de Centro Esportivo para diversas modalidades em Simões Filho, entre elas Futebol Americano e Polo Aquático


Na sessão desta terça-feira (10) na Câmara Municipal de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), o vereador Arnoldo Simões apresentou a indicação nº 040/2018, que solicita ao poder Executivo a criação do Centro de Iniciação ao Esportivo, nas imediações dos distritos de Palmares e Pitanga de Palmares.

Em sua justificativa, Arnoldo colocou que o esporte é uma ferramenta de inclusão social e lazer e, por isso destaca a importância da construção do equipamento esportivo nos dois distritos quilombolas, que ainda segundo ele, ficam aproximadamente 9 km distantes do Centro da cidade.

“O artigo 217, no capítulo 04, inciso 03 da Constituição Federal atribui ao poder público incentivo ao lazer como forma de promoção social, considerando que o esporte, como expressão da cultura imaterial é um patrimônio cuja apropriação é fundamental para o processo de humanização das novas gerações”, disse ele.

De acordo com o vereador, as modalidades desportivas que poderão ser oferecidas no Centro serão: Balé, Handebol, Futebol de Salão, Futebol Americano, Vôlei, Ginástica Rítmica, Ginástica Olímpica, Basquete, Dança, Natação, Judô, Karatê, Polo Aquático, Tênis, Capoeira, Box e Atletismo.

Arnoldo ainda explicou que, além de estarem muito distantes do único Ginásio Municipal de Esportes, que fica localizado no Cia II, os bairros de Palmares e Pitanga de Palmares dispõem de uma extensa área territorial, que poderia ser utilizada para a construção do equipamento, já que o centro exigirá espaço para implantação de uma piscina olímpica e campo de futebol.

O vereador Manoel Almeida e o líder do governo na Câmara, Orlando de Amadeu pediram para subscrever a matéria, no intuito de reforçar a solicitação da construção do centro ante ao prefeito Diógenes Tolentino.

Na oportunidade, Orlando parabenizou Arnoldo por mostrar que é um vereador da cidade inteira e não somente de um bairro e disse que gostaria que a atitude de Arnoldo servisse de exemplo para que outros vereadores também pudessem fazer mais indicações para as comunidades quilombolas, assim como ele, que apesar de morar em Palmares, apresenta indicações para diversos outros bairros.