Veja as simõesfilhenses que foram destaque em 2022 em Simões Filho, na Bahia e no Brasil


O ano de 2022, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi marcado por algumas mulheres que viraram notícias em sites, rádios, televisões e principalmente na internet (redes sociais). Elas foram protagonistas de feitos considerados importantes, não meramente pessoais, mas que conseguiram unir famílias e torcidas em torno de seus sonhos. E neste sentido, elas conseguiram ganhar destaque na cidade mãe (Simões Filho), na Bahia, Brasil e principalmente no mundo.

Revolucionárias e corajosas, essas mulheres simõesfilhenses, sem dúvida alguma, não desistiram daquilo que efervesceram seus corações, além disso, acreditaram que eram capazes e com foco, mantiveram a constante luta em prol da vitória. Desta forma, foram ícones nas suas áreas de atuação, e merecem serem destacadas porque arregaçaram as mangas, venceram os desafios e mantiveram o desejo de mudarem o status quo.

Confira principais nomes de personalidades femininas que conseguiram se destacar e que conquistaram protagonismo nos mais diversos meios de comunicação e apoio popular.

Kátia Oliveira

Primeira deputada estadual da história do município de Simões Filho, situado na (RMS), Kátia Cristina Cerqueira Oliveira foi destaque na Bahia após ser reeleita pela segunda vez, nas eleições de 2022 com 80.417 votos. Ela seguirá por mais 4 anos, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Kátia Oliveira, nasceu em Salvador, no dia 12 de dezembro de 1973, mas sempre morou em Simões Filho. Recentemente, ela foi homenageada pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadã Simõesfilhense.
Esposa do Prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino Oliveira, ela é mãe de três filhos: Igor Matheus, Bianca e Giovana. A primeira-dama é filha de Manoel Bento Cerqueira (in memórian) e de dona Agripina Rodrigues Cerqueira.

Eleita vereadora em 2004, sendo eleita novamente em 2012 e reeleita em 2016, no ano de 2018, Kátia foi eleita deputada estadual na Bahia, tornando-se a primeira mulher deputada estadual da história de Simões Filho. Ela conquistou a reeleição para o segundo mandato, no dia 02 de outubro de 2022.

Mila Santana

Avaliada na televisão brasileira de maior audiência como “uma potência” e com a voz marcante de deixar qualquer pessoa arrepiada, a cantora Mila Santana, 31 anos, conseguiu ser destaque no Brasil, após ter conquistado uma vaga na final do The Voice Brasil 2022. A moradora da cidade de Simões Filho, levou e elevou o nome da cidade com muita honra, respeito e conseguiu deixar os simõesfilhenses muito mais orgulhosos da sua ‘Boa Terra’, uma lugar habitada por uma ‘Boa Gente’ cheia de talentos e com um arcabouço cultural incrível.

A conquista da sua continuidade no reality show aconteceu após cantar “Don’t Cry Baby”, sucesso na voz de Etta James, e que fez com que os artistas sentados nas quatro cadeiras virassem para ela.

Mila Santana começou a cantar aos 7 anos de idade, quando passou a integrar coros e apresentações na igreja do bairro onde morava e na escola. Em diversas entrevistas concedidas, ela reavivou o seu passado e relembrou que já quis deixar a música de lado no final da adolescência.

A artista simõesfilhense até chegou a cursar as faculdades de Biologia e Enfermagem, mas o talento e a vontade de estar no mundo musical foram mais fortes e, em 2014, Mila foi convidada para cantar em cruzeiros pelo mundo afora e até o momento conhecer 38 países.

Júlia Ramos

A ginasta simõesfilhense, Júlia Ramos dos Santos, em abril de 2022 foi destaque em Simões Filho, na Bahia e no Brasil. Ela foi convocada para a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica Juvenil.

Júlia teve a iniciação esportiva no maior Programa Esportivo da cidade – Programa Simões Filho Esporte, da Prefeitura Municipal e coordenada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SEJUV). Ela também foi convocada para participar do Panamericano 2022.

A ginasta simõesfilhense entrou na história como a primeira ginasta baiana a ser convocada para compor a Seleção Brasileira Juvenil, na modalidade esportiva.

Simone Oliveira Costa

Secretária de Governo do município de Simões Filho, Simone Costa, foi titular da pasta de Administração no primeiro mandato do Prefeito Dinha (2017-2020). Em 2021, ela assumiu a pasta de Governo, mas, principalmente, durante o ano de 2022, se destacou em várias frentes de trabalho, como um braço direito do gestor municipal. A força do trabalho que também se revela no apoio à todas as secretarias, a articulação política e, principalmente, a mestria e coordenação dos mais diversos eventos institucionais, sem dúvida, tem feito crescer o nome de Simone Costa, como uma das mais cotadas à sucessão em 2024.

Em 2022, entre às frente de trabalho considerada bastante positiva, se pode exemplificar, mudanças que ocorreram no trânsito do município. Em entrevista, em junho de 2022, a gestora da pasta, disse que a cidade melhorou bastante com a implantação de novas vias e sinalizações vertical e horizontal, além de outras iniciativas que vêm garantindo a segurança de pedestres, e principalmente, melhor fluidez no trânsito da cidade.
Simone Oliveira Costa, nasceu em Salvador, no dia 08 de novembro de 1968. Ela é a quinta numa família de 7 irmãos. Filha do Sr. Manoel dos Santos Costa e da Sra. Maria Dalva de Oliveira Costa, a atual secretária de Governo do município de Simões Filho, mora na Boa Terra há 53 anos. Simone é a feliz mãe de Amanda e Camila e avó de 4 lindas crianças: Flávio, João Lucas, Pedro e Maria Joana.

Estudou na Escola Municipal Padre Luiz Palmeira e seu Anexo, onde cursou o ensino infantil, colegial e o ensino médio. Quando jovem participou das gincanas, onde fazia parte do grupo Oito e Meia. Advogada, cursou Direito na Faculdade Universo, em Salvador, onde se formou em 2010. Ingressou na vida pública, através do convite do amigo Dinha, atuando como secretária de Administração do Município quando ele era vice-prefeito, no ano de 2005 à 2008.

Atendendo novamente ao convite do atual prefeito, cuja admiração e apreço estão em alto grau, Simone foi secretária de Administração no período de 2017 a 2020 e atualmente responde pela Secretaria de Governo, onde continua contribuindo e agregando com amor e dedicação ao Plano de Desenvolvimento do Prefeito Dinha em prol da Boa Terra e da Boa Gente.

Além de profissional dedicada, mãe e avó zelosa. Simone é católica atuante da Paróquia de São Miguel de Cotegipe, tendo feito parte da Renovação Carismática, grupo Renovados no Espírito Santo, como secretária e coordenadora. Coordenou a Pastoral da Liturgia, participou ainda da Pastoral do Dízimo há alguns anos. É serva da aliança consagrada na Comunidade Católica Chama de Amor, extensão Bahia.

Matéria produzida por Silvio Souza/Marcos Castelli