“Vamos buscar explicações ao governo do estado sobre a verdadeira finalidade das câmeras implantadas em Simões Filho”; diz Dr. Demilson Lima


Quem chega à cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) tem recentemente se deparado com diversas câmeras de videomonitoramento instaladas no município, através do programa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). De acordo com a pasta, “o objetivo é levar mais segurança para diversas cidades baianas com o monitoramento e reconhecimento facial em tempo real”. No entanto, durante esses dias, moradores questionam nas redes sociais, sobre a suposta aplicação de multas, aos condutores de veículos do município.

Para esclarecer esse fato, na tarde desta quarta-feira 09/02, a equipe de reportagem procurou o Secretário de Ordem Pública de Simões Filho, Dr. Demilson Lima que explicou sobre a verdadeira finalidade das câmeras implantadas na cidade. Questionado se tinha conhecimento das supostas multas recebidas a alguns motoristas do munícipio, o titular da SEMOP foi taxativo.

“Não temos conhecimento de aplicações de multas, inclusive, foi comunicado ao nosso Prefeito e de imediato estamos buscando explicações do governo do Estado, no sentido de que nos expliquem o que está acontecendo, até porque o programa de videomonitoramento é um programa da SSP, que pela qual não tem a competência para aplicar multas, então, se porventura algumas pessoas estão sendo multadas tenham certeza que vamos buscar a explicação do governo do Estado porque o programa seria com a exclusividade de combater a violência”, esclareceu Dr. Demilson Lima.

Sobre os locais onde foram instaladas as câmeras, o secretário disse que “alguns logradouros são de competência do governo do Estado e outros do município”. “Por essas questões de serem instalados também em locais de competência do município; é que nós estamos buscando do governo do Estado essas explicações”, revelou.

Ainda durante a entrevista, Dr. Demilson respondeu ao questionamento “se o governo do Estado teria informado anteriormente sobre como e quando essas câmeras estariam funcionando”.

“Não temos esse conhecimento de que essas câmeras estariam funcionando, mas tenha certeza que essas explicações estão sendo buscadas ao governo do Estado”, explicou.

O secretário finalizou tranquilizando a população.

“As orientações que podemos passar para nossa população é que fique tranquila, o Prefeito foi pego de surpresa com esta situação e já tomou as medidas cabíveis para que tenhamos todos os conhecimentos dos fatos, e assim, passar para nossa população”.

Vale salientar que, 80 cidades em torno da Bahia vão ser monitoradas por câmeras até o fim de 2022.