A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) permanece realizando atendimento aos candidatos interessados em fazer doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea. Desta vez, a unidade móvel de coleta (Hemóvel) segue para a região metropolitana, nos dias 01 e 02 de dezembro (sexta-feira e sábado).
No dia 01 de dezembro (sexta-feira), o atendimento acontece no Boulevard Shopping, em Camaçari; no sábado (02), o serviço fica disponível na Praça da Bíblia, no município de Simões Filho. O atendimento acontece sempre das 8h às 17h.
A ação faz parte do programa “Saúde Sem Fronteiras”, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), e tem o objetivo de reforçar os estoques de sangue, além de facilitar o acesso e se aproximar dos candidatos à doação que residem na região metropolitana e têm dificuldades de comparecer durante a semana nos postos de coleta.
Os interessados em se candidatar como doadores de medula óssea também poderão aproveitar a presença do ônibus para fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME ).
Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.
Sobre a doação de sangue
Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Para mais informações, basta acompanhar a Fundação Hemoba nas redes sociais – Instagram: @hemobaoficial | Facebook: facebook.com/hemoba.
Informações: Ascom/Hemoba
Deixe seu comentário