União Europeia ameaça aniquilar tropas russas caso Putin utilize armas nucleares


Depois da ONU condenar a Rússia por Putin ter assinado decretos reconhecendo a anexação de territórios ucranianos ao país, o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, declarou nesta quinta-feira (13) que caso o exército russo utilize armas nucleares contra os domínios de Zelensky, as tropas do Kremlin serão aniquiladas.

“Vladimir Putin está dizendo que não está blefando. Os Estados Unidos e a Otan também não estão blefando, e qualquer ataque nuclear contra a Ucrânia vai criar uma resposta, não uma resposta nuclear, mas uma resposta militar tão poderosa que o exército russo vai ser aniquilado”, afirmou Borrell.

O posicionamento apresentado pelo chefe de diplomacia da UE foi motivado pela fala do presidente russo, que após anexar os territórios da Ucrânia, afirmou que utilizará de todos os recursos disponibilizados por eles para se defender – e isso inclui as armas nucleares que estão localizadas nestas regiões.

Diante da postura adotada por Putin, o secretário geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, falou sobre a situação envolvendo os dois países europeus. “Vamos monitorar isso como sempre fazemos. E é claro que permaneceremos vigilantes, principalmente à luz das ameaças nucleares veladas e da retórica perigosa que temos visto do lado russo.”

Metro 1