Um pedido de socorro: Desempregados e sem ter o que comer, família pede ajuda em Simões Filho


A situação enfrentada por uma família residente em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) reflete a realidade de milhares de brasileiros que ainda vivem em condições de extrema pobreza.

Além do casal de desempregados Flávia Costa Barbosa e Edson Ribeiro, mais cinco crianças vivem em uma casa cheia de rachaduras e com a estrutura completamente comprometida, localiza na quadra 6, no bairro Cia I.

Na mesa falta comida e a mínima condição de uma vida digna de quem pode pagar suas contas e usufruir dos direitos básicos inerentes ao ser humano, ainda fazem parte dos anseios da família.

Apesar da alimentação precária e outras tantas necessidades que tiram o sono dos pais de família, a situação que mais preocupa o casal é com relação ao risco de desabamento que a casa apresenta.

Em entrevista a TV Fala Simões Filho, Flavia revelou que teme que o pior aconteça especialmente neste período de chuvas fortes e constantes que antecedem o inverno. “É difícil essa situação. A parede está rachando. Fico preocupada, por isso que pedi ajuda. Tem noite que a gente nem consegue dormir. A situação da gente aqui está difícil”, disse a dona de casa.

Já para Edson, o que mais pesa em seu coração é a falta de emprego, pois ele entende que se estivesse trabalhando teria condições de reformar a casa e garantir a comida na mesa da família.

“Do jeito que está é um caos. Na verdade mesmo a maior ajuda que eu queria é andar com um crachá no peito. Erguer a cabeça e levantar de manhã e saber para onde estou indo e terminar o serviço e voltar para casa.”, disse ele.

O desempregado ainda lamenta as dificuldades que seus filhos passam todos os dias com a falta de alimentação. “É difícil acordar de manhã e ver um filho pedindo um café ou um pão e você não ter. Fico até sem palavras”, disse.

Edson tem experiência como repositor, jardineiro e também como pedreiro, mas infelizmente o mercado de trabalho é muito competitivo e faltam vagas para quem não pode investir em qualificação profissional.

Além da falta de empregos, a família também não dispõe de benefícios sociais como o Bolsa Família ou Auxílio Moradia porque Flávia possui algumas pendências nas documentações exigidas pelo governo.

 “Minha esposa não conseguiu tirar por causa de comprovante de residência, que não tem. Ela está sem título, sem CPF. por isso não conseguiu fazer o Bolsa Família dela”, revelou Edson.

Se algum empresário da região tiver interesse em ofertar uma oportunidade de emprego para Edson pode entrar em contato com a redação do Mapele News através do tel: (71) 98166-9340. Também estão sendo aceitas doações de donativos, alimentos ou qualquer tipo de ajuda que possa amenizar o sofrimento da família.