Tristeza: Idosa que aguardava por regulação morre na véspera de Natal em Simões Filho


Mais uma família simõesfilhense fica enlutada por causa da falta de suporte na saúde pública brasileira. È o caso da idosa Isidória Bispo Anatólia, de 86 anos, falecida no último domingo (24) em Simões Filho.

Dona Isidória estava internada a cerca de 40 dias no Hospital Municipal aguardando por uma vaga de UTI, mediante a Central de Regulação do Estado da Bahia. A situação é recorrente no município.

Em contato com a reportagem do Mapele News, uma das filhas de dona Isidória, Hildete Anatólio chegou a fazer um apelo para conseguir a transferência de sua mãe, que tinha um quadro clinico considerado grave. De acordo com a filha, a idosa estava sendo acompanhada por um angiologista de uma clinica particular da cidade quando teve uma piora e precisou ser internada.

Na época, Hildete previa que o pior pudesse acontecer, tendo em vista que, a cada dia a situação se agravava. “Minha mãe já está toda inchada, respirando com ajuda de aparelho e com sonda. O médico solicitou que ela fosse transferida para uma UTI, ela já está regulada, mas até agora, nada”.

Embora tenha consciência de que a equipe médica do Hospital Municipal, bem como os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tenham feito o possível para manter a integridade física da idosa, a família lamenta que a intervenção necessária não tenha ocorrido em tempo hábil. “Infelizmente não conseguimos a UTI”, disse ela.

Dona Isidória faleceu na véspera de Natal, deixando uma família inteira enlutada e com o sentimento de “impotência”. Essa é certamente a palavra que mais ilustra a sensação das famílias que vêem seus entes queridos morrendo, sem poder fazer nada para garantir o mínimo necessário para minimizar o sofrimento.