Três gerações: marisqueira, parteira e atleta da mesma família são condecoradas na Câmera de Simões Filho


O Legislativo da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), através dos seus representantes, os vereadores: Manoel Carteiro, Elimário Lima e Eri Costa, condecoraram com a Medalha Noêmia Meireles Ramos, na tarde desta segunda-feira, 09/03, três mulheres da mesma família, Joana Santos Clímaco, 92 Anos, sua Filha, Genilda Santos Clímaco Dias, 55 anos, e sua bisneta, a campeã baiana de box, Hanna Victória Clímaco de Jesus dos Santos, 16 anos, formalizando assim três gerações que fizeram, estão fazendo, e vão fazer história na cidade.

A honraria é entregue anualmente pela Casa Legislativa, sempre no mês de março, quando se comemora o “Dia Internacional da Mulher”, àquelas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à comunidade em diversos segmentos.

Joana Santos: indicação vereador Manoel Carteiro.

Natural de Mata de São João, a matriarca da “família Clímaco”, Sra. Joana Santos Clímaco, nasceu em 24 de novembro de 1927, chegou à antiga Água Comprida, atual Simões Filho no ano de 1955, com seu saudoso esposo (João Clímaco falecido), e com seus primeiros seis filhos na comunidade de Santa Luzia. Ali começaram uma nova vida. Segundo informações, à época, o local tinha muito mato, não havia estradas, apenas a linha férrea.

Com o passar dos anos foram nascendo outros filhos até formar o total de 13. Sem estudo, mas com muita luta, Joana lavava roupa para fora, e seu marido tirava lenha de metrô para vender, mesmo com as dificuldades conseguiram criar e educar seus filhos.

Ainda conforme a história da família, hoje superado as dificuldades, ela tem orgulho de cada um deles por se tornaram, homens e mulheres idôneas, excelentes pais de família. Além disso, em seu currículo de luta, Joana foi marisqueira e construiu uma casa de farinha de onde tirava o sustento. Semanalmente, faziam farinha para doar para seus vizinhos e assim ensinava seus filhos a sempre amar, respeitar e repartir com o próximo às coisas de Deus, que ainda de acordo com ela, “mesmo com pouco sempre temos algo para ajudar alguém”.

Genilda Dias: indicação vereador Elimário Lima.

Genilda Santos Clímaco Dias é filha de João Clímaco e Joana Santos Clímaco, nascida no dia 25/12/1964, no distrito de Santa Luzia. Estudou na Escola Parque Lauro de Freitas em Cotegipe, escola particular para filhos dos funcionários da CHESF, e logo depois foi estudar na Clarice Ferreira e no Colégio Padre Luiz Palmeiras. Ela a enfrentou muitas dificuldades na infância onde tinha de ir a pé todos os dias para a unidade de ensino, enfrentando lama no inverno e muita poeira no verão.

Casada com Gilbertino Nascimento Dias, é mãe de 5 filhos, 3 biológicos e 2 adotivos e avô de 6 netos. Na infância, segundo Dias, aprendeu com seus pais a amar, respeitar e ajudar o próximo, ensinamento este que traz até hoje na mente e no coração.

Como filha de parteira, por muitas vezes ajudou sua mãe a trazer crianças ao mundo, e algumas vezes cuidou e amamentou para que as mães trabalhassem. Em seu legado, foi voluntária, dando aulas para adultos no programa MOBRAL, onde também ajudou como voluntária junto ao SUCAM, no programa que ia de casa em casa furar o dedo das pessoas e recolher o sangue para análise e eliminar suspeita de malária.

Ainda de acordo com ela, não aceitava ver o seu bairro sem saneamento básico e infraestrutura e juntamente com Roque, Rita e outras pessoas formaram a Associação “Persistir para Crescer”. “Com muita luta fomos à busca de melhorias para o bairro, inicialmente, lutando para que as crianças pudessem fazer o ensino fundamental na própria comunidade. Em 1999, tornou-me Agente Comunitária de Saúde, através de concurso público onde trabalhei por 13 anos servindo a comunidade”, pontuou.

“Agradeço a Deus, aos meus familiares, ao vereador Elimário Lima e aos meus amigos por esta oportunidade de ter sido indicada para receber a Medalha Noêmia Meireles, uma mulher que deixou um grande legado de amor e serviço ao próximo aqui dentro da nossa cidade”, acrescentou a homenageada.

Hanna Victória: indicação vereador Eri Costa.

Representando a academia CIA BOXE, do professor Marcos Cascão, a atual campeã baiana de Boxe na categoria Cadete, mais uma vez voltou ao pódio, desta vez venceu a luta do reconhecimento e trouxe mais uma conquista para o bairro de Mapele, a Medalha Noêmia Meireles Ramos, concedida pelo Vereador Eri Costa na Câmara de Vereadores da cidade de Simões Filho.

Hanna Victória Clímaco de Jesus dos Santos, nasceu em 24/09/2004, é filha de Rogério José dos Santos e Deiseane Clímaco de Jesus dos Santos. A pugilista é estudante do 3° ano do ensino médio, cursa inglês e é lutadora de boxe.

A jovem Mapelense sempre foi apaixonada pelo esporte desde seus 4 anos. Hoje é atual campeã baiana de boxe pela CBB e campeã de boxe da Copa Popô Freitas pela liga do interior. A pugilista é detentora de três medalhas e um certificado.