Transporte metropolitano terá nova frota de ônibus para Simões Filho e mais 12 cidades


A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) irá publicar, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (11), o aviso pra contratação da concessão de linhas de Transporte Rodoviário Metropolitano de ônibus para atender os passageiros que precisam se deslocar entre Salvador e os 13 municípios que compõem a Região Metropolitana.

Os novos ônibus terão capacidade para 42 passageiros sentados, possuirão ar-condicionado, assentos preferenciais para idosos e elevador de acessibilidade para pessoas com deficiência (alguns). Também deverão ser equipados com rádio comunicador, WiFi, câmeras de vigilância, e sistemas de monitoramento interno, que disponibilizam o acompanhamento em tempo real durante a prestação dos serviços.

Ainda conforme a Saeb, outros recursos como acompanhamento das imagens de dentro dos veículos, assim como fiscalizar a execução do percurso (tempo de paradas, velocidade, tempo de ciclo) são outros benefícios que a frota poderá disponibilizar.
Mudanças nas linhas soteropolitanas

Em Salvador o prefeito ACM Neto divulgou na manhã da última quarta-feira (09), que as linhas de ônibus de Salvador vão passar por um procedimento de revisão de trajetos em quatro fases. Atualmente há 558 linhas de ônibus na capital. Destas, 206 serão alteradas pela prefeitura para dar mais fluidez no trânsito.

Com a medida, segundo o prefeito, a expectativa é que haja uma redução de 40% no tempo de espera nos pontos de ônibus.”Quase metade das linhas das ônibus da cidade vão ser redesenhadas, cumprindo a lógica de garantir a integração com o metrô e a racionalização dos ônibus. Não estamos falando em cortes, mas em redesenho que garanta o metrô como um sistema que se incorpora ao modal maior da cidade”, explicou o prefeito.

As mudanças começarão a ser dialogadas e definidas com as comunidades a partir desta quinta-feira (10), e de acordo com Neto, entrarão em vigor “o mais rápido possível”. A primeira fase interferirá no funcionamento de 77 linhas que passam por 32 bairros; a segunda, em 41 linhas de 29 bairros; a terceira em 25 linhas de 13 bairros e a última em 63 linhas de 37 bairros.

Os passageiros que utilizam o sistema metroviário começaram neta quinta-feira (10) a pagar apenas uma passagem entre o ônibus e o metrô em um espaço de duas horas. Atualmente, 14 estações estão funcionando nas linhas 1 e 2. Na Linha 1, o metrô vai da Lapa até Pirajá e na Linha 2, o modal faz o trajeto do Acesso Norte até Pituaçu. No próximo mês a previsão é de que sejam entregues as estações Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga.