Um terremoto de 5,7 graus na escala Richter sacudiu neste sábado a região do Lago Victoria, na África Oriental, matando pelo menos 11 pessoas na Tanzânia. O presidente do país disse que muitos morreram. O terremoto foi sentido em regiões distantes, como o oeste do Quênia e partes da Uganda, países que compartilham as águas do Lago Victoria.
Os tremores também foram sentidos em Ruanda. Os 11 mortos da Tanzânia estavam em estruturas de tijolos na cidade de Bukoba, disse Agostinho Olomi, comandante da polícia para a região de Kagera. Um comunicado do gabinete do presidente da Tanzânia disse que ele estava “chocado com os relatórios sobre terremoto, que causou a morte de muitas pessoas, o ferimento de outras e a destruição de propriedade”.
O comunicado não forneceu dados específicos sobre o número de vítimas. O terremoto foi superficial, ocorrendo a uma profundidade de 10 quilômetros. Sismos rasos geralmente tendem a ser mais prejudiciais do que terremotos mais profundos.
As ondas sísmicas de terremotos profundos precisam viajar mais para a superfície, perdendo energia ao longo do caminho, enquanto o tremor de terremotos rasos é mais intenso. Terremotos recentes na área do Lago Victoria têm causado perigos secundários, tais como deslizamentos de terra. O último terremoto notável na região foi em 2004 e mediu 4.7.
Deixe seu comentário