Superação: Jovem com microcefalia vira modelo e supera expectativas dos médicos


Após diagnosticada com”incapacidade permanente para a vida social”, por ter sido acometida pela microcefalia ainda no ventre da sua mãe, a jovem Ana Victoria Lago de Souza, de 17 anos venceu a perspectiva dos médicos e se tornou modelo.

Aos 8 anos de idade, Ana Victória foi submetida a diversas  imposições de restrições no convívio escolar e seus familiares tiveram que começar a conviver com a idéia de que a jovem jamais poderia aprender uma profissão ou ter uma vida independente.

No entanto, a jovem fechou no mês passado um contrato de um ano com uma agência de modelos de Manaus (AM), com projeto para revelar modelos com algum tipo de necessidade especial.

 De acordo com a mãe de Ana Victória, Viviane Pereira Lago a menina, que é natural de Boa Vista (RR) e hoje vive na capital amazonense, recebeu o primeiro diagnóstico da microcefalia com apenas seis meses de gestação, quando em uma ultrassonografia foram identificados problemas no desenvolvimento cerebral da criança.

Hoje, a mãe é quem acompanha a filha nos ensaios fotográficos, gerencia a rede social da modelo e concede as entrevistas. “Ela era estimulada o tempo todo. Na hora do banho, da comida. Até na hora que chorava eu a estimulava a chorar mais um pouco”,disse Viviane.

Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.

Ainda conforme o relato da mãe de Victoria, sua filha tem um objetivo de vida e seus familiares não medirão esforços para realizar os sonhos da nova modelo amazonense. “Minha filha está sendo estimulada a amadurecer. É isso o que ela quer para a vida dela”, Finalizou.