SSP-BA aponta redução nos índices de crimes violentos em Simões Filho


Simões Filho voltou a ter um final de semana de paz e muita tranquilidade, é o que aponta os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP). Segundo o órgão, não foi registrado ocorrências por – CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais) na cidade que fica na região metropolitana de Salvador (RMS). Conforme o Sistema Integrado de Segurança Pública, o município registrou também queda em quase todos os indicadores.

O ano de 2022 findou com um resultado significativo referente à redução nos índices de violência em Simões Filho. O trabalho integrado realizado pelas forças de segurança garantiu que o município registrasse diminuição nos números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e de Crimes Contra o Patrimônio através de ações concretas e efetivas de combate à criminalidade.

De acordo com os dados do relatório semestral da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), apresentados pelo Comandante da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia (22ª CIPM/Simões Filho), Major PM Hildegard Moura, que está há 6 meses no comando da Segurança Pública local, a redução dos registros de homicídios na cidade, um dos Crimes Violentos Letais Intencionais que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguido de morte, foi de 26,1% no segundo semestre de 2022, entre o período de 25 de junho a 31 de dezembro de 2022, em comparação aos 46,2% registrados no primeiro semestre de 2022. Em números absolutos, Simões Filho registrou 46 homicídios no primeiro semestre de 2021. Já no segundo semestre de 2022, houve uma diminuição para 34 homicídios, o que significa uma redução de 12 homicídios. Os índices representam vidas preservadas.

A Segurança Pública local também teve uma grande evolução com os investimentos realizados pelo Governo do Estado, em conjunto com o governo municipal, na instalação de 66 câmeras de videomonitoramento na cidade, que garantem a efetividade das ações estratégicas para combate ao crime.

Entre os anos de 2012 e 2013, Simões Filho foi apontada como uma das principais cidades mais violentas do país, mas graças ao forte trabalho de enfrentamento e combate à violência realizado pelas forças de Segurança Pública, a cidade reduziu expressivamente o número de crimes contra a vida e contra o patrimônio nos últimos anos e desponta como um lugar seguro para o morador e o visitante.

Matéria CN1, modificada MN