Simone Costa destaca importância de Noêmia Meirelles, de Kátia Oliveira e o trabalho de todas as mulheres que fez, e faz história no progresso de Simões Filho


Até hoje na história da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), as mulheres que ainda são minoria na política, o que se percebe é que tentam mudar um pouco essa história. O único nome feminino postulante ao cargo de prefeita pelo grupo do prefeito Dinha Tolentino, um dos principais nomes ventilados para à sucessão do atual prefeito, Simone Costa, durante entrevista à rádio CBN Salvador, relembrou da importância de algumas mulheres que fez e atualmente faz história na cidade, a exemplo da única prefeita até o momento, Noêmia Meirelles Ramos e a deputada estadual Kátia Oliveira.

Vale lembrar que, dona Noêmia Meireles Ramos – foi a primeira e única prefeita de Simões Filho, nesses 62 anos, e ajudou no desenvolvimento do município. Ela foi uma mulher que deixou sua marca registrada para sempre na cidade por tamanha dedicação. Uma idealista que sacrificou os seus negócios pela comunidade. “Perdeu o armazém, a empresa de ônibus e até o hotel”, é o que afirma Antônio Apolinário em seu livro “História Comprida”, mas ela viveu sempre rodeada de todos, principalmente dos mais carentes.

A primeira e única prefeita da cidade de Simões Filho, demonstrou uma liderança incontestável. Nasceu e viveu entre políticos, dando continuidade à vida política como vereadora no município por mais três mandatos.
Noêmia Meirelles Ramos deixou sua marca registrada para sempre na vida da cidade. Foi uma alma feminina singular, única e avançada no seu tempo. Considerada “mãe de todo povo simõesfilhense”.

Durante entrevista, a secretária de Governo, Simone Costa também destacou a atual deputada estadual Kátia Oliveira, que é evangélica e primeira-dama do município de Simões Filho. Foi eleita vereadora por 3 mandatos e em 2018, eleita primeira Deputada Estadual da história do município de Simões Filho pelo partido MDB e em 2022, reeleita com mais de 80 mil votos. Na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) Kátia é Vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher.

Kátia é defensora das causa das mulheres em dos os lugares que passa e durante suas campanhas, foi abraçada pelas mulheres do município com a “Onda Rosa”.

Nesse legado de luta, hoje a cidade de Simões Filho poderá novamente fazer uma nova história; caso o prefeito Dinha Tolentino e seu grupo político decidirem colocar uma mulher no comando da cidade.

De acordo com Simone Costa, a dona Noêmia Meirelles foi um exemplo de mulher e disse se sentir bastante feliz quando as pessoas citam essa referência.

“Dona Noêmia foi uma mulher incrível e eu cresci frequentando a casa de dona Noêmia. Ela é um exemplo de mulher para mim e eu fico muito feliz em tocar no nome de dona Noêmia, tocar no nome da nossa deputada, da nossa primeira-dama, Kátia Oliveira, e tocar no meu nome e dizer assim: olha! Você estar preparada para ser a segunda prefeita, caso assim o seu nome seja escolhido pelo líder político, nosso prefeito Dinha, seja escolhido pelo grupo. Isso me deixa muito feliz e me honra muito citar o meu nome e o nome de uma mulher forte tão à frente do seu tempo como foi dona Noêmia”, pontuou Simone.

A secretária relembrou a sua vivência ao lado da dona Noêmia. “Eu lembro de quando eu era criança e íamos pra casa dela, e ela abria a porta da casa para todos, e sentávamos na casa dela pra assistir televisão, para comer, para nos divertirmos, para passar o dia das crianças, o Natal, o São João, uma mulher que agrega a todos, uma grande mãe”, acrescentou.

Nesse sentido, ela também mencionou a deputada Kátia como um exemplo a ser seguido. “A nossa deputada Kátia Oliveira não é diferente! Quando disseram que ela não conseguiria, ela foi vereadora, com projetos lindos na Câmara de Vereadores, inclusive, o projeto Jovem Vereador é um projeto dela que hoje é uma realidade do nosso município, e os jovens vereadores recebem uma auxílio pra poder custear a ida e vinda deles. A nossa deputada teve uma votação em Simões Filho expressiva e ganhou na frente do opositor e quantos disseram que ela não conseguiria, mas ela trabalhou de forma incansável, de forma aguerrida, de forma forte pra mostrar que a mulher ela pode estar aonde ela quiser, ela pode fazer o que quiser fazer e ela tem capacidade pra fazer, e ela trabalhou firme por Simões Filho e pela Bahia, é uma mulher que foi reeleita com mais de 80 mil votos, votação, inclusive, que daria pra ela uma cadeira como deputada federal e que muitos deputados federais não tiveram a votação que ela teve como deputada estadual e que vem fazendo um trabalho belíssimo na defesa das mulheres, ela é vice-presidente da Comissão da Mulher na AL-BA”, enfatizou Simone Costa.

“Nós temos em Simões Filho o CRAM – na Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres uma pasta extremamente atuante e que conta com o apoio da nossa primeira-dama e deputada Kátia Oliveira, inclusive, ela é autora de um Projeto de Lei, onde em Simões Filho é lei e é o único município do estado da Bahia que tem a Bolsa Maria da Penha”.
Ainda durante entrevista, a postulante destacou a importância do trabalho da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM).

“O CRAM tem uma equipe multidisciplinar que acolhe as mulheres, é uma equipe que assiste as mulheres. É uma secretaria atuante e gerida por uma mulher também, a nossa secretária Andrea Almeida que vem fazendo um excelente trabalho e tudo isso com o apoio do nosso prefeito que tem essa sensibilidade e que sabe o quanto a mulher precisa ser cuidada e precisa ser protegida. E também a nossa deputada Kátia Oliveira com o olhar sensível de mulher e de mãe também tem sido essa mulher forte, essa voz forte para nos ajudar e ajudar outras mulheres a se reerguerem e a transformar as suas vidas”, concluiu.