Simões Filho sediará neste final de semana a 53ª edição da Regata Aratu-Maragojipe


A cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), sediará nesta sexta-feira (26) e sábado (27), a 53ª Regata Aratu-Maragojipe. O evento náutico é considerado um dos maiores da América Latina e é organizado pelo Aratu Iate Clube, com apoio da Prefeitura de Simões Filho.

O evento vai reunir cerca de 250 embarcações e aproximadamente, 1.200 velejadores, nas seguintes modalidades: Veleiros de Oceano, Escunas e Saveiros. As embarcações partem da Baía de Aratu, Simões Filho, e segue até a cidade de Maragojipe, passando pelo lendário Rio Paraguaçu, palco de grandes batalhas pela Independência da Bahia.

O encontro náutico reúne velejadores da Bahia e de todo o Brasil em um clima de competição, lazer e entretenimento em uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo. Entre as presenças confirmadas, está o velejador olímpico – Lars Grael.

“Este é um evento muito importante e coloca a nossa cidade em visibilidade e destaque nacional. Além disso, essa iniciativa reafirma o compromisso do prefeito Dinha, em seguir executando políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento da cidade e da população. Simões Filho é rica em belezas naturais e está situada em uma posição estratégica e a Regata chega para valorizar tudo que temos de melhor”, destacou Joel Cerqueira, secretário de Turismo.

Programação:

Dia: 26.08 (sexta-feira) – Abertura Oficial

Presenças: Autoridades municipais, imprensa, velejadores;

Apresentações: Grupos Culturais de Simões Filho e outros.

Dia: 27.08 (sábado) – Regata Aratu / Maragojipe

Horário: 09h (largada) e 18h (premiação).

Vale lembrar que o município de Simões Filho faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro deste 2017 e que em abril/2022, a cidade recebeu o Selo de Município Integrante no Mapa Turístico Brasileiro edição 2022, Estado da Bahia, Território Bahia de Todos os Santos, além do Título de Honra ao Mérito.

Simões Filho foi inserido no Mapa em 2017 e desde então vem realizando capacitações com a população, público-alvo e atendendo as solicitações e exigências ministeriais, como possuir orçamento próprio, órgão de turismo, participação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), incentivar o registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e outros.