Simões Filho sediará 17º Centro de Estudo da Dengue do Brasil: voluntários poderão se inscrever após o Carnaval


O município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) sediará o 17º Centro de Estudo da Dengue do Brasil. A decisão aconteceu após visita da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2017.

O Centro será instalado no CIA 1, na Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Doutor José Maria de Magalhães Neto. Entre as atividades que serão desenvolvidas pelos especialistas que já atuam em outras 16 localidades, estão à vacinação e observação dos voluntários, essa é a última etapa, antes da produção da vacina em larga escala, que será oferecida, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A parceria com a prefeitura de Simões Filho tem sido muito importante. Os agentes de saúde têm nos apresentado relatórios específicos que aceleram o processo de cadastramento das informações e certamente vamos continuar avançando”, declarou o Dr. Antônio Bandeira, Médico infectologista e coordenador do projeto.

Para se candidatar ao programa e tomar a vacina, que vem sendo produzida em parceria com a Fiocruz, Instituto Butantã e o Instituto Nacional da Saúde dos Estados Unidos da América, basta ficar atento ao calendário.

De acordo com os coordenadores, a data será divulgada após o carnaval e os interessados poderão realizar a sua inscrição na USF do CIA 1, munidos do RG e do comprovante de residência.

 A vacina contra a dengue protege contra os quatro tipos de vírus da doença e os vacinados serão acompanhados por uma equipe de saúde, durante cinco anos. Os profissionais farão análises técnicas para identificar a durabilidade e proteção da vacina oferecida.