Simões Filho: saiba os bairros que a variante Delta já foi detectada


A Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB-BA) notificou 02 casos confirmados da variante Delta em Simões Filho. A informação foi divulgada no dia 27 de setembro de 2021.

O comunicado foi feito pela Secretária Estadual da Saúde, através da Diretoria Geral da Vigilância Epidemiológica do Estado e o vírus foi identificado por meio do exame Swab (RT-PCR), em análise de sequenciamento genético, no mês de agosto.

De acordo com a pasta, trata-se da linhagem B.1.617.2 classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma variante de atenção e/ou preocupação (VOC – Variants of concern) sob vigilância mundial, devido à possibilidade de maior transmissibilidade, bem como ausência de estudos que comprovem a efetividade dos imunizantes disponíveis até o momento.

Em entrevista realizada na manhã desta quinta-feira 30, a secretária de saúde do município de Simões Filho, Iridan Brasileiro. Informou a nossa equipe de reportagem, as localidades em que a cepa foi identificada, segundo ela, os dois casos confirmados foram nos bairros do K30 e Ponto Parada, os dois pacientes já estão recuperados e não apresentaram sintomas graves.

Até o momento, o município não havia identificado nenhum caso confirmado da nova cepa do Coronavírus. Nesse sentido, o poder público alerta a população para reforçar os cuidados como o uso da máscara de proteção, cobrindo nariz e boca, inclusive nas crianças; higienização das mãos com álcool gel 70% e, sempre que possível, manter o isolamento social para frear a disseminação do vírus.

A Secretaria de Saúde informa também que todas as medidas de controle epidemiológico seguem sendo adotadas e que, até o momento, não há registro de que os pacientes tenham transmitido o vírus da nova variante.