Guiado pelo sonho de transformar a realidade de crianças e jovens e levar esperança e a valorização de talentos, por meio da música, o professor Ozenildo, iniciou o projeto “Sons de um Resgate”, em maio de 2015. O projeto realizado na comunidade da Cova da Gia, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi destaque no “Bahia Meio Dia”, nesta sexta-feira (14). A reportagem feita pela jornalista Juliana Cavalcante apresentou caminhos de transformações que vêm sendo conduzido com muito amor pelo professor de música e sua família que abrem as portas da sua casa para receberem as crianças e os jovens que todos os sábados participam dos ensaios. A expectativa é que a reportagem chegue ao Programa do apresentador Luciano Huck.
“Hoje nosso desafio é melhorar o ambiente, a área externa porque tudo tem sido feito na sala da minha casa”, revelou professor Ozenildo para à reportagem da TV Bahia.
O alicerce no desenvolvimento do projeto “Sons de um Resgate” é a persistência do professor que conta com o apoio da filha Dionísia que já escreveu para vários programas, no sentido de ampliar o espaço e conquistar instrumentos para as crianças e adolescentes. “O primeiro dia de aula aqui; assoprei muito forte e não sabia de nada, mas com um tempo fui desenvolvendo e apredendo”, contou o pequeno Everton Damasceno, de 11 anos, um dos alunos do projeto.
Conforme relatos do professor Ozenildo Ramos, além das dificuldades com a ausência de um espaço amplo para desenvolver o projeto, ainda existe a falta de recursos para comprar os instrumentos. O professor recentemente começou a dar aulas na capital baiana e com o dinheiro, além de sustentar a família compra instrumentos para as crianças.
Na reportagem, os telespectadores puderam conhecer um pouco da história de vida do grande professor que colocou o amor como uma grande arma para transformar vidas.
“Mesmo com muitas dificuldades, ele não pode mais desistir de vidas transformadas pela música”, pontuou a jornalista Juliana Cavalcante na reportagem.
O nobre sonho é formar uma orquestra. “Nós nesse primeiro momento estamos fazendo a parte de musicalização com flauta doce e logo após, estaremos com violinos e violoncelos”, almeja o professor e fundador do projeto “Sons de um Resgate”.
Em 2015 ainda desempregado, Ozenildo viu a música como uma alternativa de sobrevivência e começou a oferecer aulas a preços populares. O professor não conseguiu alunos que pudesse pagar pelo serviço, mas ao ser tocado pela necessidade da sua comunidade, em especial, ser tocado pelo amor em levar esperança e auto-estima para as crianças, decidiu começar dar aulas gratuitas.
Atualmente a cada semestre, Ozenildo abre 10 novas vagas para crianças no projeto. Em um vídeo divulgado no Youtube, as filhas do professor entrevistaram a repórter Juliana Cavalcante, que emocionada pelo projeto fez uma avaliação positiva, sobretudo, pela importância das pessoas abrirem o coração e ajudar o projeto que revela talentos.
“A música é um dos caminhos que nos levam para à felicidade e para fazer o bem e a música tem o dom de despertar as melhores sensações na gente. A criança que fala que quer viver da música, isso não pode ser desperdiçado”, afirmou a jornalista Juliana Cavalcante.
A persistência do professor Ozenildo, com certeza, levará a resultados animadores que podem proporcionar conhecimentos e amplia a gama de estilos musicais, além de contribuir para a diminuição das vulnerabilidades sociais.
AJUDE O PROJETO, através, dos contatos: +55 (71) 3296-1020/ 9 8750-7499 WhatsApp
Curta e acompanhe a Fanpage do Projeto “Sons de um Resgaste” no Facebook:
https://www.facebook.com/sonsdeumresgate
Confira a reportagem da TV Bahia:
Deixe seu comentário