Simões Filho: Prefeitura intensifica Vacinação Antirrábica


A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), realizou nesta semana mais uma grande mobilização de promoção à saúde animal, com a vacinação antirrábica, e mais 5 (cinco) bairros foram visitados. As atividades seguirão acontecendo e outros bairros serão visitados.

A iniciativa acontece com objetivo de fortalecer as atividades que são executadas por meio da Gerência de Zoonoses e as atividades aconteceram no CIA 1 – Quadra 7, Cia 1 – Quadra 2, Simões Filho 1, Parque Continental e Ponto Parada.

Durante a ação, além de vacinar os animais, as equipes dialogam com os tutores dos animais sobre a importância da vacinação e alertam que a antirrábica é a única forma de prevenir a enfermidade (raiva) e manter os pets saudáveis.

O que é a raiva canina?

A raiva canina é uma doença infecciosa viral grave que atinge os cães e outras espécies de mamíferos, inclusive nós. Ela é transmitida através de mordidas ou arranhões de um animal infectado para outro. É extremamente contagiosa e pode ser fatal, se não for tratada.

A raiva canina pode ser prevenida com a vacina antirrábica, que deve ser administrada regularmente aos cães para ajudar a garantir sua saúde e bem-estar.

Os sintomas da raiva canina incluem agressividade, mudança de comportamento, salivação excessiva, paralisia e convulsões. Se um animal ou pessoa for mordido por outro animal infectado, é importante procurar imediatamente assistência médica para evitar a propagação da doença.