Simões Filho: Prefeitura inicia instalação de painéis solares fotovoltaicos em prédios públicos do município


O município de Simões Filho, através da Prefeitura da cidade, iniciou um dos mais ousados projetos de tecnologia de que se tem notícia no serviço público da cidade. A utilização de energia limpa de fonte 100% renovável vai alimentar prédios públicos e escolas do município até o final deste ano.

Com esse investimento, a Prefeitura estima reduzir mais de 90% no consumo de energia dos prédios selecionados para compensação da energia gerada.

O projeto já começou a ser executado, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e nos próximos meses ou dias, serão implantadas de início, 7 usinas em diversas unidades escolares,  a exemplo das escolas: João de Oliveira Campos, Enock Pimentel, Juciete Souza e Luiz Palmeira, além do Mercado Municipal e a UPA.

Segundo informações, com essa implantação, os valores antes gastos com o pagamento do consumo de energia elétrica serão destinados à execução de ações em outras áreas como: pavimentação de ruas, construção de novos equipamentos públicos de lazer, ensino, esporte, dentre outros.

Previsão de geração é de mais de 80.000 kwh/mês

Participação do SENAI:

O SENAI teve como atribuição realizar o diagnóstico, apresentar a solução, elaborar o documento que subsidiou a construção do termo de referência, participação da análise e aprovação das propostas no procedimento licitatório e acompanhará a instalação das usinas, sendo responsável por auxiliar o município na aprovação das instalações, segundo as normas técnicas.

Vantagem:

Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica. Além do benefício ambiental do sistema, porque a energia solar não polui durante seu uso, o sistema apresenta também a vantagem econômica.

Em termos de produção de eletricidade, os painéis fotovoltaicos devolvem a energia empregue na sua construção em poucos anos, e emitem cerca de 20% menos CO2 para a mesma quantidade de eletricidade produzida em uma central térmica convencional.

As centrais necessitam de manutenção mínima e os painéis solares são a cada dia mais potentes e o custo vem decaindo, o que torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.