Simões Filho: Prefeito eleito anuncia novos Secretários, Superintendente de Trânsito e o Ouvidor Municipal


O prefeito diplomado de Simões Filho, Diógenes Tolentino (Dinha), reuniu a imprensa na manhã desta quarta-feira (21) para apresentar quatro futuros secretários municipais e os nomes de colaboradores diretos da sua administração.

O encontro com os profissionais de imprensa foi um dia após a Câmara de Vereadores de Simões Filho aprovar a proposta de reestruturação administrativa defendida pelo prefeito eleito. O Projeto de Lei 012/2016 enviado ao Legislativo Municipal pelo atual administrador, Eduardo Alencar (PSD), foi aprovado nesta terça-feira (20) por unanimidade pelos edis simõesfilhenses.

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De acordo com o futuro gestor, os ajustes feitos na estrutura administrativa da prefeitura, além de reduzir os custos da máquina pública municipal, vão atender as atuais demandas de Simões Filho. “A nova estrutura nos dará condição de trabalhar já a partir de 1º de janeiro”, comemorou Dinha.

A nova estrutura administrativa reduzirá para 14 o número de Secretarias Municipais. A previsão do próximo prefeito, que toma posse no dia 1º de janeiro, é economizar R$ 35 milhões ao ano, recursos que serão investidos na melhoria de vida da população. O novo desenho administrativo prevê a extinção de 300 cargos de comissão, o que aliviará o orçamento municipal, que prevê arrecadação mensal em torno de R$ 30 milhões.

Nos anúncios realizados nesta quarta-feira, Dinha designou:

A médica Maria Bethânia Lessa Pinto, 57, para comandar a Secretaria Municipal de Saúde. Maria Bethânia é especialista em Administração Hospitalar.

Para a chefia da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), que substituirá as funções da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Setran) dentro da nova estrutura administrativa, Dinha anunciou o nome do historiador Jackson Franklin Bonfim, 52.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), que substitui as funções da atual Secretaria Municipal de Meio Ambiente, será comandada pelo geólogo Elias Oliveira Melo, 55. Melo é especialista em Saneamento e Meio Ambiente.

Já a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, da Mulher e da Cidadania (Sedesc) será comandada pela assistente social Tatiane Santos Barbosa, 38. Tatiane é especialista em Desenvolvimento Social e Saúde Pública.

A Professora de Educação Física, Sirliane dos Anjos Ribeiro, 50, será a secretária de Esporte, Lazer e Juventude. A Secretaria Municipal (Sejuv) substituirá as funções da atual Secretaria Municipal de Desporto (Semud).

Para a Ouvidoria do Município, Dinha convidou a Bacharel em Direito, Darcileia Agostinho Atanázio, 50.

“Quando forem fazer algo, façam sabendo que estão fazendo para o bem do povo. Então, façam um bom trabalho, um trabalho correto, transparente e deem exemplos de seriedade e de compromisso”, alertou Dinha.

NOVA ESTRUTURA APROVADA

Conforme o projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira, as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Fazenda, Administração, Infraestrutura, Cultura e Desenvolvimento Econômico mantêm as suas finalidades, estrutura organizacional e atribuições.

A Secretaria Extraordinária de Governo, mantém as mesmas funções, mas passa a denominar-se Secretaria Municipal de Governo (Segov). Na nova estrutura organizacional da administração municipal, foram extintas todas as Coordenadorias Especiais de Natureza Extraordinária.

As Secretaria Municipais de Igualdade Racial, Políticas Públicas à Mulher, e do Trabalho e Desenvolvimento Social serão unificadas. Com a reforma, as atribuições e ações das três pastas passam a ficar sob a responsabilidade da nova Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, da Mulher e da Cidadania (Sedesc).

A Secretaria Municipal de Agricultura terá suas atribuições incorporadas à nova Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Setran) será transformada em Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Já a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) passa a denominar-se Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

A Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) também deixará de existir e será incorporada à nova Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma). A elaboração, execução, controle e avaliação do Orçamento Municipal, que era de responsabilidade da Seplan, passa a ser competência da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz).

Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente será incorporada à Seduma. E a Secretaria Municipal de Desporto (Semud) será transformada em Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).

Fonte: Ascom