Simões Filho: Prefeito decreta estado de emergência e cancela “Arraiá das Viúvas 2018”


O prefeito de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Diógenes Tolentino, durante coletiva de imprensa realizada no fim da tarde desta segunda-feira (28), anunciou a publicação do decreto que determina estado de emergência no município e cancela todos os festejos patrocinados pela prefeitura nos próximos 60 dias.

                                                                                                    Foto: Danillo Canuto

Com a decisão, o tão esperado “Arraiá das Viúvas” que já tinha grade definida e contrato preestabelecido com artistas e bandas também foi cancelado, além do apoio as festas de bairro que normalmente contam com a parceria da prefeitura.

Em seu pronunciamento, o prefeito Dinha falou do cenário de dificuldades que se instaurou em todo o país diante da greve dos caminhoneiros e ressaltou a importância de manter os serviços básicos de direito do cidadão como saúde, educação e segurança. Para Dinha, o cancelamento da festa junina, que estava orçada em quase 1 milhão de reais, é uma atitude preventiva.

“Não estava previsto esse cenário extremamente grave e preocupante que vem se canalizando e pode se concretizar em uma crise social muito grave no nosso país e isso não é bom para ninguém, principalmente para manter a ordem. Mas, nós entendemos toda a situação e enquanto governo, temos que tomar medidas de ordem preventiva”, disse Dinha.

Para o prefeito, em uma semana de greve a arrecadação municipal diminuiu de forma significativa e este impacto negativo pode inclusive comprometer todo o segundo semestre de 2018, por isso, ele, enquanto gestor, prefere garantir que os salários dos servidores e fornecedores sejam mantidos, para que os serviços básicos continuem funcionando na cidade.

Em concordância com o gestor municipal, o vice-prefeito Sid Serra classificou a atitude de Dinha como corajosa e disse que o cancelamento da festa foi a melhor decisão a ser tomada, diante das circunstâncias atuais da cidade.

“Eu acho que mais importante do que fazer o evento, do que ter a coragem de fazer o evento é ter a coragem que Dinha está tendo de voltar atrás, de pensar melhor e ver que não é o momento, infelizmente. Não depende da gente, é um momento que todo o Brasil está vivendo, não só Simões Filho como a Bahia e o Brasil todo”, salientou Sid.

O Arraiá das Viúvas já tinha uma grade de atrações definidas. Entre os artistas consagrados estavam Naiara Azevedo, Gabriel Diniz, Flávio José e o sertanejo fenômeno do momento Luan Santana. A festa estava programada para os dias 29 e 30 de junho.