Crianças e jovens de 4 diferentes estados do Brasil irão refletir sobre temas importantes para qualidade de vida e inclusão cultural com exposições de imagens e circuito cultural
Saúde, bem-estar e inclusão cultural têm se tornado cada vez mais uma questão importante no cotidiano das pessoas. Com o objetivo de realizar oficinas de fotografia em escolas ou instituições públicas para estimular olhares e percepções sobre hábitos alimentares, o Ministério da Cidadania e o Atacadão apresentam o projeto FotoArte, da ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Os educadores da ONG irão com o caminhão da fotografia para as cidades de Blumenau/SC, Maringá/PR, Itumbiara/GO, Goiânia/GO e Simões Filho/BA para trabalhar de forma lúdica a questão alimentar e desperdício de alimentos com alunos das escolas, onde ficarão por três dias.
Primeiro ingrediente: fotografia
A fotografia pode ser uma ferramenta para refletir sobre alimentação saudável e outros temas. É a partir desse princípio que a ONG ImageMagica realiza as suas oficinas, utilizando a fotografia como um instrumento de transformação social e pensamento crítico.
Nos primeiros dias do circuito cultural, os participantes aprenderão algumas técnicas de fotografia e depois irão fotografar sobre os temas propostos. As imagens são feitas com o aplicativo Camino e compostas por uma legenda para complementar a mensagem. Depois, acontece um momento mágico! Eles entram no caminhão da fotografia, que simula o interior de uma câmara escura. Lá, é possível entender como as imagens são formadas nas câmeras de verdade e nos nossos olhos.
Coloca mais tempero – e a mão na massa!
Artes e nutrientes não vão faltar no projeto FotoArte! Além das atividades com o caminhão, o projeto também contará com uma oficina especial com nutricionistas e educadoras da ImageMagica, que darão dicas para se alimentar melhor utilizando ingredientes regionais.
Durante as oficinas, os grupos irão produzir, degustar e fotografar seus pratos. Além disso, para que a atividade de cozinhar se torne um hábito, os participantes receberão um livreto ao final composto por pratos das oficinas. Assim, os alunos podem fazer em suas próprias casas.
O prato está na mesa
Ao final do circuito, as escolas se tornam palco de uma linda exposição aberta à comunidade com os produtos feitos pelos participantes. É quando os novos fotógrafos mostram ao mundo seus pensamentos através da arte.
Com o intuito de envolver toda a comunidade escolar com o projeto, também serão realizadas atividades com os pais, educadores e moradores locais, além dos alunos, para incentivar ainda mais a alimentação saudável nas famílias da região.
Serviço:
Escola: Colégio Estadual Silvio Magalhães de Barros
Datas: 07 a 09 de agosto de 2019
Endereço: Rua Ivens Lagoano Pacheco, 266 – Conj. Res. Ney Braga, Maringá/PR
Escola: Escola Professor Heriberto Joseph Muller
Datas: 13 a 15 de agosto de 2019
Endereço: Rua Guttenberg, 80, bairro Fortaleza, Blumenau/SC
Escola: Colégio Estadual Ermelindo Felix de Miranda
Datas: 21 a 23 de agosto de 2019
Endereço: Rua Jacinto Brandao, 1080, Centro, Itumbiara/GO
Escola: Escola Municipal Joaquim Câmara Filho
Datas: 26 a 28 de agosto de 2019
Endereço: Rua das Dracenas com rua das Magnólias, Jardim Cerrado 4, Goiânia/GO
Escola: Colégio Municipal Giorgina de Souza Simões
Datas: 10 a 12 de setembro de 2019
Endereço: Av. Rivaldo Gomes Guimarães, s/n – Cia I, Quadra 5, Simões Filho/BA
ImageMagica
Fundada pelo fotógrafo André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento de pessoas utilizando a fotografia como ferramenta de transformação e empoderamento. A ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura, atuando em diferentes causas. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ImageMagica estimula as pessoas a perceberem mais atentamente seu entorno e, com essa reflexão, mudar a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 370 mil olhares transformados com projetos realizados em 15 países.
Camila Pasin:
Deixe seu comentário