Simões Filho é a primeira cidade da Bahia a iniciar a vacinação contra a Covid-19 em pacientes renais 


Simões Filho é a primeira cidade de Bahia a iniciar a vacinação contra o Coronavírus em pacientes renais, em hemodiálise. A iniciativa é da Prefeitura, executada pela Secretaria da Saúde (SMS), e faz cumprir cronograma de imunização do município.

As atividades foram iniciadas no último domingo (21) e seguem até esta terça-feira (23), das 08h às 14h, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), CIA I – ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Esse é um dos grupos que precisam de prioridade. São pacientes que não podem cumprir o isolamento social. Eles precisam se locomover para realizar o tratamento e esse deslocamento acontece mais de uma vez por semana, o que gera um clima de insegurança e instabilidade. Sabendo da urgência e necessidade, assim que tivemos o parecer da Sesab, fizemos a inclusão e já estamos vacinando os nossos munícipes”, destacou Iridan Brasileiro.

O Doutor Moura Neto, nefrologista e presidente da Sociedade Baiana de Nefrologia, fala sobre o benefício da vacina e alerta os paciente dialíticos para a vacinação.

“O principal benefício é a redução do número de casos e principalmente, evitar casos graves da Covid-19. Com a vacinação em massa dos pacientes em diálise, conseguiremos reduzir a transmissão da doença nas clínicas e o contágio de outros pacientes. Sugiro aos pacientes que conversem com seus médicos nefrologistas e, na ausência de contraindicação, vacinem-se o mais rápido possível”, pontuou o Dr. Moura.

O município permanece empenhado nas atividades de combate ao Coronavírus e a vacinação segue em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde, o Plano Nacional de Imunização e o Plano Municipal de Imunização. Até quarta-feira (24), serão vacinados com a primeira dose, os idosos a partir dos 68 anos e a dose de reforço ao público a partir de 80 anos. Além disso, nesta terça-feira (23), os moradores das comunidades quilombolas também estão recebendo a primeira do imunizante.

Para receber a dose do imunizante, o munícipe deve ter em mãos CPF, comprovante de residência e Cartão SUS para realizar o atendimento.

ASCOM – Núcleo de Imprensa

Pedro Mascarenhas