A Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, decretou Situação de Emergência por causa das fortes chuvas que atingem a cidade. O Decreto nº 2.873/2025 foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (6) e terá validade de 120 dias, podendo ser prorrogado se necessário.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre os dias 1º e 6 de maio choveu 413 milímetros no município — número acima da média esperada para todo o mês, que é de 302 mm. As chuvas causaram deslizamentos de terra, derrubaram árvores e forçaram a retirada de moradores em áreas de risco.
Para lidar com a situação, a Prefeitura ativou o Comitê de Crise e envolveu várias secretarias em ações emergenciais. “A vida vem em primeiro lugar. Estamos com equipes nas ruas para dar suporte, acompanhar áreas vulneráveis e reduzir os danos provocados pelas chuvas”, afirmou o prefeito Del.
O decreto permite que todos os órgãos municipais atuem de forma coordenada, com a Defesa Civil à frente das operações. A medida também autoriza, em situações específicas, a entrada em imóveis para resgate ou evacuação e permite contratações emergenciais de serviços.
As ações da Operação Chuva continuam, com trabalhos de limpeza de canais, instalação de mantas protetoras em encostas, manutenção de bueiros e atendimento direto às famílias afetadas. A Defesa Civil está de plantão e pode ser chamada pelo telefone (71) 3296-9216.
Deixe seu comentário