[soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/marcos-simoes-217735983/simoes-filho-camara-aprova-prestacao-de-contas-do-prefeito-eduardo-alencar-no-exercicio-2014″ ][/soundcloud] Seguindo a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, a Câmara de vereadores de Simões Filho aprovou “com ressalvas”, a Prestação de Contas do prefeito Eduardo Alencar (PSD), exercício 2014. A referida Prestação de Contas foi votada na sessão da manhã desta terça-feira (26), e aprovada por (11) votos favoráveis e (04) votos contrários. Votaram pela reprovação, os vereadores: Genivaldo Lima (DEM), Kátia Oliveira (PMDB), Dene Canaã (DEM) e Luciano Almeida (PMDB). Estiveram ausentes no Plenário os vereadores, Cleide Vieira (PSC) e Joel do Hospital.
De acordo com o Presidente da Casa, Joel Luiz Andrade Cerqueira (PT), as discussões ocorridas no Plenário são importantes e constitui direito dos vereadores fazerem seus questionamentos e justificativa sobre a aprovação ou reprovação.
“O Tribunal é um órgão consultivo que opinou pela aprovação, mas de fato quem aprova ou desaprova é a Câmara de Vereadores”, esclareceu o Chefe do Legislativo.
Os discursos contrários ao parecer do TCM do relator Mário Negromonte e da Comissão de Finanças que tem como relator o vereador Erivaldo Canjirana (PSL), pelos parlamentares oposicionistas ao Governo Municipal, Genivaldo Lima e Kátia Oliveira foram acirrados, mas apesar dos 4 votos contrários, a bancada da oposição necessitaria de 2/3 dos votos para reprovarem as contas do Executivo.
Genivaldo Lima em seu discurso alfinetou a vereadora Cleide Vieira que já declarou não pertencer à bancada da oposição, mas o posicionamento ‘independente’ do PSC em Simões Filho. O parlamentar que em outro momento afirmou que a colega está ‘em cima do muro’ por sempre se ausentar das sessões; cuja pauta se refere aos projetos do Executivo Municipal, mais uma vez deixou o seu comentário.
“A vereadora Cleide não veio; será que mais uma vez está com zika”, questionou Lima.
Outro ápice das discussões levantadas pela oposição; foi à afirmação da vereadora Kátia Oliveira. Em seu discurso, a parlamentar fez duras críticas e considerou como ‘fantasiosa’ o levantamento do orçamento, mesmo tendo sido avaliado pelos conselheiros do TCM. Kátia Oliveira contestou a substituição do conselheiro Paolo Marconi que reprovou as contas de 2013; por Mário Negromonte que aprovou ‘com ressalvas’, as contas do prefeito Eduardo Alencar no exercício de 2014.
Nesse contexto, a vereadora Kátia considerou o processo como ‘manobra’. O Presidente da Casa em entrevista ao ‘Mapele News’ esclareceu a substituição do relator do TCM.
“Um conselheiro divergiu do voto emitido pelo relator e com a aprovação dos demais membros; a Corte votou a favor pela aprovação do relator e conselheiro Mário Negromonte, onde prevaleceu a sua relatoria”, revelou Joel.
Relator da Comissão de Finanças da Câmara de Simões Filho, o vereador Erivaldo Canjirana que esteve ausente no início dos debates por motivo de doença, após ‘questionamentos’ de Genivaldo Lima sobre sua ausência, o parlamentar se deslocou à Casa Legislativa e além de justificar a ausência; chamou a atenção considerando como uma ‘falta de respeito à sua pessoa’, já que tinha alertado via WhatsAap que não estaria na sessão.
Apesar dos ‘questionamentos acalorados’, a maioria que é a bancada governista venceu com 11 votos a favor da Prestação de Contas.
O parlamentar Everton Paim (PSD), na Tribuna da Casa alfinetou Genivaldo Lima que em nome da ‘oposição’ declarou contrário ao Parecer da Comissão de Finanças e fez mais uma ressalva.
“Os equívocos existem, mas nunca desfigurando as pessoas do Tribunal de Contas do Município – TCM”.
Deixe seu comentário