Simões Filho: Câmara aprova Indicação para criação de Centro de Formação Técnico Profissional da Mulher


Na 60ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, 27, o plenário da Câmara aprovou, por unanimidade, a Indicação nº 300/2020, de autoria do vereador Sandro Moreira (PSL), que solicita ao Executivo a criação de um Centro de Formação Técnico Profissional da Mulher no município de Simões Filho, além de outras proposições, de autoria dos demais edis, entre elas, as que apresentam nomes de personalidades indicadas para serem agraciadas com o Título de Cidadão Simõesfilhense, como tradição da Casa Legislativa.

Na justificativa da Indicação, o vereador Sandro Moreira considera que o Centro de Formação Técnico Profissional terá o objetivo de implementar políticas públicas para a profissionalização da mulher no desenvolvimento de ações educacionais e organizacionais que fomentem a qualificação e a formação contínua de trabalhadoras nas mais diversas áreas de atuação profissional, como necessidade de qualificação, ampliando as potencialidades e a capacidade de acesso da mulher ao mercado de trabalho para a busca de uma real independência econômica e, consequentemente, proporcionar melhor qualidade de vida à sua família no município.

O parlamentar explica que neste Centro serão oferecidos cursos de Marketing, Informática, Logística, Eletricista, Hidráulica, Mecânica, Soldadora, Empilhadora, Segurança do Trabalho, entre outros, voltados para setores onde a presença da mulher no respectivo mercado de trabalho ainda não tenha uma ocupação significativa.

“Nós pensamos de forma macro, pensamos exatamente no que tem acontecido na sociedade de uma forma geral. Nós entendemos e percebemos que, mesmo as mulheres tendo acesso às conquistas, ainda existe uma resistência acerca da inserção da mulher em alguns setores e o objetivo deste Centro de Formação Técnico Profissional direcionado para a mulher é exatamente quebrar esse paradigma desse machismo que existe ainda, infelizmente, e que possamos efetivamente estabelecer um critério de pertencimento das ações da mulher em todas as áreas profissionais. Então, o objetivo é dar condição digna a nossa população, ao nosso povo simõesfilhense e, neste momento, especialmente, às mulheres do nosso município, pois ‘lugar de mulher é onde ela quer’. Não tem nenhum tipo de bloqueio, nós trabalhamos de forma democrática para que haja uma acessibilidade e iremos lutar sim por todas as classes e, com certeza, a mulher, em especial, porque viemos do ventre de uma mulher. Esta Indicação tem um cunho voltado para o profissionalismo e também para que possamos efetivar a questão da empregabilidade no município.

O Centro de Formação Técnico Profissional da Mulher tem o objetivo de capacitar as mulheres com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo com o propósito de garantir o acesso imediato ao mercado de trabalho, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção profissional”, argumentou Sandro, endossado pelos vereadores Cleiton Bolly Bolly (MDB), Neco Almeida (DEM), Elimário Lima (PSDB), Genivaldo Lima (DEM) e Canjirana (PSL).

Redação Rafael Santana

Foto: Agência Brasil