Sesab notifica 22 casos de ‘doença misteriosa’; 14 pacientes consumiram peixe


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) notificou até a manhã desta terça-feira (20) 22 pacientes com sintomas similares ao da Mialgia Aguda. De acordo com a secretaria, os pacientes apresentaram forte dor muscular principalmente na região do pescoço, ombros, costas, coxas e panturrilhas.

Ainda segundo o órgão, todos os pacientes moram em Salvador e 14 relataram o consumo de peixe, enquanto oito não se recordam ou não consumiram. A informação foi divulgada por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa).

rtemagicc_gioavana_colavolpe_mauro-png

Está em andamento um processo de investigação que reúne profissionais da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Ambiental, bem como os técnicos do Laboratório Central do Estado (Lacen). Até o momento, o Lacen não coletou quaisquer amostras de alimentos, pois os casos foram notificados tardiamente.

A Sesab alerta a população para procurar imediatamente uma unidade de saúde caso apresente os sintomas citados. Todas as unidades de urgência e emergência estão orientadas a notificar imediatamente os casos suspeitos de Mialgia Aguda, o que possibilita acelerar o processo de investigação.

Correio24