Serra Catarinense registra -8 ºC e sensação térmica de -29 ºC


A imagem de um lago totalmente congelado em Urupema (SC), a cerca de 211 km de Florianópolis, simboliza o frio extremo registrado no Brasil nesta terça-feira (25). A cidade marcou a menor temperatura do ano: -8 ºC, com sensação térmica de até -29 ºC, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), divulgados no Repórter Brasil, da TV Brasil.

O frio mais intenso foi registrado por volta das 4h da manhã, sem ocorrência de neve. A Defesa Civil de Santa Catarina informou que ao menos 30 municípios do estado enfrentaram temperaturas negativas.

Mais frio pela frente
Em São Joaquim (SC), outro município conhecido pelas baixas temperaturas, o fenômeno do sincelo — cristais de gelo que se formam nas superfícies expostas — apareceu nas árvores e calçadas. A previsão é de madrugada gelada nesta quarta-feira (25), com ar seco e frio predominando.

No Rio Grande do Sul, Cambará do Sul, localizada a 200 km de Porto Alegre, também sentiu os efeitos do frio. Lá, os termômetros marcaram -3,2 ºC, com sensação térmica próxima dos -10 ºC.

Frente fria avança
A frente fria deve avançar pelos próximos dias, alcançando outras regiões do país. Além do Sul, as baixas temperaturas devem atingir o Sudeste, o Centro-Oeste e até parte da Região Norte, onde a mínima pode ficar em torno dos 14 ºC.

Em São Paulo, nesta quarta-feira (25), os termômetros devem marcar mínima de 5 ºC e a máxima não deve passar dos 18 ºC.

Há ainda previsão de chuvas fortes no Sul, especialmente em Santa Catarina e no Paraná. Na semana passada, temporais deixaram quatro mortos e mais de sete mil pessoas desalojadas, atingindo 146 municípios.

Em Porto Alegre, autoridades seguem testando o sistema de contenção contra enchentes. A estrutura foi montada para evitar danos em caso de nova elevação do nível do Rio Guaíba.