Semop desenvolve programa de financiamentos para comerciantes em parceria com o Banco do Nordeste em Simões Filho


O secretário de Ordem Pública de Simões Filho, Capitão Bartolomeu, participou na manhã desta quinta-feira (03), de uma reunião com representantes do Banco do Nordeste (BDN), nas dependências do Mercado Municipal, a fim de discutir ações relacionadas ao programa de liberação de crédito para os feirantes e lojistas locais.

De acordo com o secretário, este é um dos primeiros momentos de um programa desenvolvido pela administração municipal através da Semop, no sentido de potencializar o comércio no Mercado e nos Centros Comerciais.

“Essa atividade de hoje busca contemplar todos os comerciantes do Mercado, no sentido de colocar crédito subsidiado do Banco do Nordeste, pra que esses comerciantes possam fortalecer a sua atividade e sair de uma situação que é extremamente perigosa”, disse ele.

Bartolomeu explicou que, parte desses microempresários que comercializam no Mercado, se utiliza de um crédito que não é justo, pagando normalmente valores exorbitantes, que lhes tira a capacidade de competição.

“Então a gente vai hoje potencializar o negócio daquele comerciante, oferecendo crédito de alguma forma subsidiada para que eles possam se desenvolver e estabelecer uma competição, principalmente na região do entorno da Feira Municipal”, afirmou.

O secretário revelou ainda que, este tipo de financiamento o BDN já desenvolve no município há cerca de 20 anos, quando o Capitão exercia também um cargo na administração pública e contribuiu com a vinda do Banco para Simões Filho.

“Coincidentemente ele foi implantado aqui no período em que eu fui secretário de Desenvolvimento Econômico e hoje, nós estamos na Secretaria de Ordem Pública com a responsabilidade de administrar os Centros Comerciais e entender que o nosso papel não é só ordenar e sistematizar as coisas, é acima de tudo oferecer solução para os problemas que os comerciantes têm aqui com a falta de crédito”, declarou.

Segundo Bartolomeu, a equipe da Semop está sendo treinada desde o último mês de julho para selecionar os primeiros prováveis clientes. São financiamentos com parcelas em longo prazo e juros subsidiados, permitindo que o empreendedor não tenha obrigação de pagar imediatamente.

Vale salientar que todo e qualquer comerciante, micro e pequeno empreendedor, nas cidades onde BDN possui agência instalada, podem solicitar o crédito, desde que estejam dentro dos pré-requisitos estabelecidos pela instituição financeira.

Em Simões filho, o Banco fica sediado na Via periférica, próximo ao Banco do Brasil, região das fábricas, no Centro Industrial de Aratu (CIA). Os comerciantes que tiverem interesse também podem procurar os atendentes da Semop na administração do Mercado Municipal para saber mais informações ou solicitar o empréstimo.