Semob realiza ação para retirada de veículos abandonados em vias públicas de Simões Filho


A Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) está realizando uma ação educativa para a remoção de veículos abandonados em vias públicas do município.

De acordo com o secretário Jackson Bonfim, somente na última quinta-feira (28), a Semob recolheu 08 veículos em situação de abandono, que além de obstruir as vias públicas, podem ser vetores de proliferação do mosquito da dengue e outras doenças.

“Muitos desses veículos estão abandonados há mais de cinco anos e a própria população pede que nós façamos a retirada. Até porque alguns viram criadores de animais, dentre eles ratos e mosquitos como o transmissor da dengue, que conseguem se reproduzir em pequenas poças de água que se acumulam na lataria amassada desses carros”.

Conforme explicou o chefe da pasta, os automóveis não estão sendo tomados pela Semob, apenas estão sendo guardados e os proprietários podem requerer a transferência do veículo para outro local, sem qualquer custo adicional.

“Nós não estamos tomando os veículos, estamos apenas recolhendo. Se o proprietário desejar, tiver uma oficina ou uma garagem para colocar o carro, nós mesmos fazemos o serviço de recolocação do automóvel no espaço que ele apresentar”.

Jackson ainda salientou que a principio, a medida está sendo aplicada em caráter educativo e por isso não está gerando nenhuma multa para os proprietários, o que em um futuro próximo poderá vir a ocorrer.

“Não existe nem multa nem pagamento de reboque. É uma medida educativa para que as pessoas se acostumem com o fato de não poderem abandonar seus veículos nas vias da cidade”, completou ele.

Caso a população deseje solicitar a remoção de algum veículo em via pública pode entrar em contato com a secretaria através do telefone (71) 3296-2525 e oficializar uma queixa junto ao órgão informando o endereço desejado.

“Quando solicitado, a gente manda um agente ir fotografar, entramos em contato com o dono e pedimos a ele que retire. Se ele não retirar, em uma semana a própria secretaria faz”, revelou Bonfim.

Segundo o secretário, muitos proprietários acabam solicitando o serviço da Semob porque não tem condições de pagar um reboque ou não dispõem de um espaço adequado para guardar o veículo. Neste caso, os proprietários têm um prazo de tempo determinado para a retirada.

“A gente está guardando no pátio da prefeitura e ele vai ser notificado depois para a retirada no prazo de 90 dias. Se ele não tiver condição de retirar, a gente vai ter que providenciar alguma outra finalidade para o veículo”, concluiu.