Sem festa de São Pedro “Arraiá da Independência” volta a ser cogitado em Simões Filho


O prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino anunciou que neste primeiro ano de mandato não irá realizar a maior festa tradicional do município, “Arraiá da Viúvas”, em detrimento da crise financeira que a cidade vem enfrentado, tendo em vista outras ações primordiais.

“Nós estamos fazendo um planejamento, mas o Arraiá da Viúvas no São Pedro, esse primeiro ano não vamos poder realizar. Temos diversas dificuldades nesse primeiro semestre. Nós não dispomos de orçamento diante das diversas necessidades que nós temos para colocar escolas em condições de funcionamento pleno, para que os bairros possam ter pavimentação, uma condição melhor, saúde e tanta outras áreas que a gente tem que fazer um investimento de imediato pra garantir um segundo semestre muito melhor”, revelou Dinha.

Desde o anuncio feito por Dinha, muitos questionamentos estão sendo mensurados por populares nas redes sociais, sobre a importância do resgate cultural do município, expressado através da tradicional festa de “São Pedro” e sobre a possibilidade de haver uma segunda opção, com um evento de menores proporções, porém não menos importante.

De acordo com o locutor e radialista Alex Passos, durante a transmissão do Programa Kotidiano, pela rádio Simões Filho FM 87.9, o Forró das viúvas é um evento de extrema relevância no cenário municipal e que faz parte da história da cidade por quase quatro décadas.

“O Forró das Viúvas nasceu na sala da saudosa prefeita Noêmia Meireles Ramos, viúva do Senhor Altamirando de Araújo Ramos e devota de São Pedro que resolve cultuar o santo padroeiro das viúvas distribuindo presentes durante a novena que era encerrada com o forro dançado a beira da fogueira. Outros prefeitos simõesfilhenses resgataram isso, deram amplitude a esse evento, trazendo o maior São Pedro da Região Metropolitana”, explicou Passos.

Em alguns momentos, o São Pedro em Simões Filho chegou a ser anunciado como o maior da Bahia, haja vista que apenas duas cidades no estado comemoravam exclusivamente o São Pedro, enquanto outras cidades comemoram o São João e emendam com o São Pedro.

De acordo com Passos, uma possibilidade seria realizar uma festa junina nos mesmos padrões em que foi realizado o evento evangélico Yaweh Shammah, em janeiro de 2017, através da parceria entre a prefeitura e empresários da região.

“A gente precisa trazer uma segunda opção. Por isso eu quero sugerir aqui pro secretário de Cultura Sid Serra, que faça como fez o Yaweh Shammah, realizado com o apoio técnico da prefeitura e de outros parceiros” comentou o radialista.

Já outros internautas, fizeram referência ao cantor Silvano Sales, que em 2016 realizou por conta própria a 1ª edição do “Arraiá da Independência” após a prefeitura anunciar que não teria recursos suficientes para executar a festa.

A reportagem do Mapele News entrou em contato com o “Cantor Apaixonado” que revelou com exclusividade o desejo de realizar a 2ª edição do evento, caso haja interesse por parte do prefeito em apoiar a iniciativa.

“Até agora ninguém me procurou, mas estou aqui à disposição. Caso haja o interesse em apoiar a festa eu terei o maior prazer em tocar pra esse povo lindo da minha querida Simões Filho”, disse Sales.

Silvano Sales que é natural de Simões Filho, atualmente ocupa o cargo público de secretário de Cultura, Esporte e lazer da Prefeitura da Cidade de Teodoro Sampaio, no norte baiano, a convite do prefeito Bitinho Alves, seu empresário por muitos anos.