Sem demissões há  5 anos, empresário Nilton Novaes avalia como positivo o desenvolvimento da cidade


O empresário Nilton Novaes Caldas, atual líder da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) do município de Simões Filho, avaliou como positivo o desenvolvimento nos últimos anos na cidade, desde da posse e reeleição do prefeito Diógenes Tolentino Oliveira,  popular Dinha.

Desde 2017 o novo modelo de gestão tem deixado muitos funcionários que,  atualmente, estão trabalhando na Prefeitura Municipal “felizes” por saberem que nesses exatos 5 anos, não foram demitidos no fim de ano, como outrora acontecia.

Desde que assumiu a gestão, segundo informações, o alcaide tem conseguido garantir o pagamento de todos os trabalhadores dentro do mês trabalhado. Em quase sua totalidade, a data da liberação foi antecipada para antes do previsto.

Além dos pagamentos previstos, outro aspecto que garantiu mais um ano diferente para os simõesfilhenses, foi a tradicional “demissão em massa” que novamente não aconteceu como ocorria nos anos entre 2012/2016, de maneira costumeira, mas, pelo que constam ao menos 2.000 trabalhadores celebraram suas festas de fim de ano, sem a frustração de serem consumidos pelo desemprego.

Baseado nessa visão, o secretário de Desenvolvimento Econômico, falou em entrevista realizada ao site Mapele News, que “o prefeito da cidade, Dinha Tolentino tem feito um extraordinário trabalho em Simões Filho”.

“Foi um ano muito promissor, Simões Filho está com um ponto fora da curva a respeito do recesso em termo de crise, estadual, municipal e mundial na questão da covid”.

Novaes lembrou da questão do funcionalismo público, que segundo ele, “Dinha vem mantendo a equipe há mais de 5 anos, com estabilidade e seus pagamentos de salários e décimo terceiro em dias, dando assim, um incremento na economia do município”.

Ainda segundo o mandatário da pasta, a crise do coronavírus trouxe muitos prejuízos, no entanto. “diante dessa instabilidade, o comércio de Simões Filho, se manteve ativo e se desenvolveu bastante”.

“Tivemos uma grande venda, o comércio do município se desenvolveu bastante, levando em conta essas situações”.

 Questionado como foi possível essa conquista, Nilton atribuiu o empenho do prefeito por fazer diversos incrementos na cidade para manter empregos e rendas.

“O prefeito está fazendo um trabalho de saneamento no município, construindo obras estruturantes, fazendo a sociedade e empresários também acreditar, e trazer os seus investimentos. Nós conseguimos 13.602 empregos aqui no município, no entanto infelizmente, com essa recessão, houve também nesse mesmo período, 10.835 desligamentos, mas tivemos um saldo positivo de 2.760 pessoas”.

O secretário ainda revelou e detalhou durante entrevista, o destaque para o comércio  e indústria que, segundo ele foi o que mais tiveram crescimento em seus empregos.

“Tivemos 490 empregos, para o comércio. Indústria, 495 empregos, construção civil, 792 empregos, e logística 1.008 empregos. Uma coisa bastante significativa”, disse.

Sobre 2022, Nilton Novaes falou sobre a expectativa de dias melhores e a lei de incentivo fiscal.

“Nós temos uma fila de empresas se cadastrando para adquirir esse benefício, que vai atrair muitas empresas, que vão gerar empregos e renda; são empresas milionárias que estão chegando e daqui há 4 anos vão gerar mais de 5 mil empregos”, finalizou.