Segurança: Major planeja Fórum de Segurança Pública com participação da sociedade civil, em Simões Filho


Na manhã desta quinta-feira (24), esteve presente na rádio Simões Filho FM 87.9, o  Major Fábio Nascimento Dias, comandante da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), concedendo entrevista para o programa Panorama de Notícias.

O Major discorreu sobre a importância da Polícia Militar, em especial, o empenho da 22ª CIPM que faz um trabalho de qualidade para a população em geral e para cada cidadão simõesfilhense.

“Minha preocupação maior sempre foi com o povo. Eu sempre disse aos meus policiais que polícia é povo. Independente de questões políticas partidárias, nós existimos para servir e proteger as pessoas do bem”, salientou ele.

O comandante diz que é necessário valorizar a tropa, mas também cada agente individualmente. Pois quando o profissional é valorizado a qualidade do serviço prestado tende a aumentar e isso faz com que a expectativa da população com relação à segurança, seja atendida.

“A partir do momento em que o policial se sente motivado, respeitado, valorizado dentro da sua casa, ele tende a prestar um serviço de qualidade para o cidadão na ponta do sistema, separando o joio do trigo”.

Ações de destaque

No ano de 2018, a 22ª CIPM se destacou com a Operação Alvorada, que faz incursões nos pontos de ônibus e locais estratégicos logo nas primeiras horas da manhã.

“A gente criou a Operação Alvorada. As guarnições sempre saem nesses horários passando em velocidade de ronda, atentos a qualquer movimentação estranha nesses pontos, realizando abordagens e aumentando a sensação de segurança”, afirmou ele.

Outro destaque também, para o Dia das Crianças e a semana do Natal, que contou com participação dos agentes nas ações sociais, levando alegria para centenas de famílias carentes dentro das comunidades mais distantes do Centro de Simões Filho.

“No final do ano passado o nosso projeto Faça Uma Criança Feliz culminou com um fechamento nota 1000, porque recebemos das comunidades mais distantes crianças que vieram ao nosso quartel, puderam interagir com nossos policiais, com diversas atividades lúdicas e ao final você via o sorriso no rosto da criança”.

Ocorrências de Violência

Dentre os diversos tipos de ocorrência, o Major destaca que a atividade policial que tem mais demanda é a violência contra as mulheres, que aos finais de semana se intensificam.

“É uma triste realidade. Eu que acompanho diariamente as ocorrências aqui no município, para minha tristeza, a partir das sextas-feiras a noite até as segundas-feiras de manhã, 80% dos nossos atendimentos policiais estão voltados para a questão da violência contra a mulher”.

O comandante defende que a redução desse tipo de crime depende de políticas públicas específicas para público feminino, e nessa questão, a Secretaria da Mulher deve atuar não só de maneira repressiva, mas também de forma preventiva. O objetivo deve ser evitar que novas mulheres se tornem vítimas da violência.

Ações futuras

Para o planejamento de 2019, após o período de Carnaval, Fábio Dias deseja realizar um Fórum de Segurança Pública. Para isso convocará a participação da população, imprensa, todos os órgãos e poderes públicos ligados a segurança do município.

“Vai ser um grande trunfo para a cidade discutir a segurança de forma franca, aberta e ao final vão se apresentar propostas. Vai ser algo muito importante para a cidade o envolvimento de todas as autoridades responsáveis pela segurança do município com a participação da comunidade. A gente precisa ouvir as demandas, apresentar os problemas e chegarmos a um consenso final para que possamos alcançar os nossos objetivos”, revelou Dias.

No final, Dias se mostrou agradecido pelo apoio da imprensa local, da Prefeitura Municipal e de todos os órgãos competentes como a Polícia Civil, o poder judiciário, o Ministério Público e o legislativo, que têm andado de mãos dadas com a 22ª CIPM.