Secult em Simões Filho promove exposição Heróis da Independência


Com o objetivo de fortalecer os conhecimentos e estimular a população, em especial, a comunidade escolar sobre a História da Independência e os principais protagonistas, a Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Cultura (Secult), realiza exposição e exibição de videodocumentário.

“Conhecimento nunca é demais e, com o tema Heróis da Independência, convidamos a população e a comunidade escolar para prestigiar mais essa ação na sede da Secult. A exposição reúne painéis com imagens e um breve relato sobre as personalidades que estiveram à frente do movimento que consolidou a independência da Bahia”, destacou Sid Serra, vice-prefeito e secretário de Cultura.

A exposição ficará aberta ao público até o mês de agosto, na sede da Secretaria, localizada no CIA I, e durante os encontros, os técnicos da Biblioteca Cícero Simões, ligada à Secult, promovem uma roda de conversa sobre a temática, esclarecendo dúvidas e explicando, de modo lúdico, sobre a importância da história apresentada.

Entre os principais esclarecimentos, está o significado do Fogo Simbólico, que representa a união dos povos que lutaram pela Independência da Bahia. Aceso no dia 30 de junho, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, o Fogo Simbólico é representado por uma chama em uma tocha que percorre diversas cidades, como Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, sendo passada de mão em mão por atletas amadores, oficiais do exército, atletas profissionais, artistas e líderes políticos com destino à cidade de Salvador.