Nesta terça-feira, 05 de maio, onde é celebrado mundialmente o “Dia do Meio Ambiente”, o secretário municipal da pasta, Elias Melo comentou em entrevista ao repórter Valfredo Silva sobre algumas ações da Secretaria de Meio Ambiente que serão intensificadas a partir deste mês de junho, em Simões Filho.
De acordo com o secretário, uma das primeiras ações da prefeitura no sentido de otimizar os serviços da pasta, foi a entrega de 02 dos 27 veículos adquiridos recentemente pelo prefeito Diógenes Tolentino e repassados para as secretarias em cerimônia realizada na manhã de ontem (04).
“Nós ainda temos muito o que fazer pelo meio ambiente, mas o que podemos comemorar é que esta semana nós já recebemos um equipamento importante para melhorar a fiscalização da questão ambiental, que são os automóveis que vieram para ajudar a Secretaria no monitoramento do meio ambiente como um todo”, disse ele.
Segundo Elias, o próximo passo é iniciar, ainda neste mês de junho, a ação de combate a poluição sonora, que deverá ser intensificada a partir de julho com a ajuda da SEMOB, da Polícia Militar e Guarda Municipal.
“Nós viemos fazendo desde o ano passado um trabalho educativo que envolve a Secretaria de Mobilidade junto com a Guarda Municipal e a 22ª CIPM que tem contribuído bastante. Nós temos feito um trabalho de ronda durante os finais de semana que são os dias onde mais ocorrem utilização de equipamentos de som, paredões, bares, clubes que fazem de uma forma exagerada, que não respeitam o direito da coletividade e da vizinhança”, comentou Elias.
Conforme relato do secretário, as reclamações relacionadas à poluição sonora são recorrentes em Simões Filho e por isso a Secretaria de Meio Ambiente se prepara para coibir essa prática abusiva.
“Alguns colocam o som muito alto ou em local inapropriado, as vezes próximo de um hospital ou de uma delegacia, então nós vamos atuar ainda esse mês, por ser um mês festivo, nós vamos atuar de forma educativa, mas já para o mês de julho nós estamos nos preparando para termos uma ação mais ostensiva, porque nós precisamos coibir os excessos”, ressaltou.
Para o chefe da pasta, é necessário que as pessoas entendam os direitos de cada um e que diante da falta de respeito de alguns cidadãos, é dever da prefeitura atuar em defesa dos que estão tendo sua cidadania violada.
“O direito da gente termina onde começa o direito coletivo, então a gente não pode deixar que o cidadão chegue com seu carro de som na frente da sua casa, você vendo uma televisão, telefonando, conversando e ligue o carro de som a toda altura e você não possa viver naquele dia um dia mais tranquilo com sua família. Então, nós precisamos coibir os excessos.
Claro que as pessoas precisam de entretenimento, ir num barzinho, ir na sua igreja, ir no campo de futebol, numa festa, mas isso tem que ser da forma correta dentro dos limites que a lei permite”.
Elias concluiu a entrevista comemorando a eleição do Conselho Municipal do Meio Ambiente e a aprovação do regimento interno do órgão, que a partir de agora poderá embasar leis que farão a gestão ambiental de empreendimentos que queiram se instalar no município.
Deixe seu comentário