Durante sessão ordinária remota e presencial na manhã desta terça-feira (05/05), na Câmara de Vereadores de Simões Filho, a interação pacífica entre parlamentares foi substituída por momentos acalorados. Um dos fatos que, consideravelmente, ficou registrado nos anais da Casa Legislativa foi à troca de farpas entre o elegante, experiente, ex-líder da oposição, vereador Sandro Moreira (PSL), que agora integra a base do governo, e o novato líder oposicionista, vereador Vel Silva (PSD), que há pouco tempo se “desintegrou” e como alternativa abraçou o grupo Alencarino.
Após algumas falas do intitulado “Vel do Povo”, o vereador Sandro decepcionado com a atitude do colega de Parlamento, revelou que durante anos foi vereador de oposição, mas “coerente”.
Segundo Moreira, por quase 12 anos no grupo de oposição e 3 anos e 3 meses legislando como opositor ao governo do prefeito Diógenes Tolentino, desempenhou sua atribuição de forma “muito diplomática”, e alfinetou Vel. “Acho que alguns pares que hoje figuram como opositor político, não conseguiu entender qual o objetivo”, pontuou.
Após esta fala, Sandro Moreira foi interpelado por Vel que tentou se defender: “Não é atoa que Sandro estar ao lado de Dinha hoje”, disse o oposicionista. Moreira não se intimidou e disparou: “Respeite a minha fala vereador. Vossa Excelência tem que aprender a ser opositor. Eu ensinei a Vossa Excelência, mas o senhor não aprendeu, nós estamos aqui tratando de coisas importantes”, alertou o vereador Sandro.
Ainda de forma mesmo ‘velada’, Sandro Moreira avaliou a atuação do novo líder da oposição como “medíocre”, e foi mais além disparando duras críticas. “Vossa Excelência não conseguiu entender como faz política”, destacou e fez uma avaliação generalista. “Ele (Vel), é mal educado, despreparado, infelizmente é mal educado e totalmente despreparado. Os vereadores que se dizem opositores, não têm capacidade técnica de opor-se a ninguém, mas eles estão tentando fazer politicagem aqui dentro, por isso, peço que esses vereadores que estão agindo com mediocridade, que desenvolvam o papel de parlamentar nesta Casa”, criticou.
Logo após, Sandro elogiou o prefeito Dinha e a secretária de Saúde, Iridan Brasileira que foi ‘sabatinada’ pelos vereadores durante a sessão ordinária. De forma ‘inesperada’, aproveitou e “largou o doce”, fazendo “cobrança à turma alencarina”, [Eduardo Alencar, Otto, Otto Filho, Jaques Wagner e Ângelo Coronel], em relação às “emendas parlamentares”, e enfatizou a importância da união e destinação de verbas para Simões Filho neste momento crítico de pandemia.
“Tenho acompanhado o trabalho da vossa senhoria e da sua equipe e tenho visto o quanto é difícil fazer esse enfrentamento e tenho observado o resultado do trabalho preventivo feito pelo prefeito Dinha”, enalteceu.
Segundo Sandro, Simões Filho é uma cidade fronteiriça com outros municípios, no entanto, ainda com casos confirmados de Coronavírus, não há registro até o momento de mortes devido à doença. Todavia, agregou que “tudo isto é fruto da atitude adotada pelo município e pelos moradores, juntamente com a titular da pasta da Saúde e o prefeito Dinha”.
“Tenho acompanhado as Live e algumas vezes eu participo. O prefeito tem feito um trabalho excepcional”, elogiou o vereador. Ele foi mais além: “O prefeito tem sido um gigante. O cara tem minha admiração. Tenho dito isto a todo tempo por ele fazer esse enfrentamento e faz com muito equilíbrio, muita tranquilidade e maestria”, avaliou Moreira.
Na oportunidade, o ex-líder da oposição, cobrou a seus ex-aliados. “Cerca de um mês atrás fazia parte de um grupo político que lutei quase 12 anos e nessas minhas andanças fiz várias intervenções, no sentido de melhorar a cidade e nunca agir de forma leviana, mas, no que tange as emendas, foi um dos motivos que deixei de participar do grupo da oposição”, revelou Sandro.
“Não vou falar de política, mas tenho que pontuar sobre isso. Nós temos a obrigação, independente de quem seja o gestor desta cidade de trazer emendas parlamentares e esse foi um dos meus propósitos e como não tinha essa resposta não me sentir comprometido com o cumprimento de um “acordo”, e isso mexeu muito com meu trabalho político, mas agora não é hora de falar em partidos políticos, nem questões políticas, mas sim, falarmos em união, respeito e amor”, disse.
Nesta linha de raciocínio, o legislador concluiu a sua fala, enfatizando, que por isso, gostaria de convocar o deputado estadual Eduardo Alencar, o deputado federal Otto Filho, (que destinou emendas para outros municípios), além dos senadores Otto Alencar, Ângelo Coronel e Jaques Wagner.
“Foram eleitos aqui na base na qual fechei um “pacote” para elegê-los todos eles, por isso gostaria de convocar esses cidadãos, esses homens públicos, esses homens da área de saúde para juntar-se a nós e disponibilizem emendas porque nós precisaremos”, enfatizou.
Sandro Moreira concluiu dando bons exemplos aos ex-aliados. “Sigam o exemplo do deputado federal Paulo Azi; da deputada estadual Kátia Oliveira; da deputada federal Daiane Pimentel. Esse é o momento de união e equilíbrio das forças para combater a Covid-19”, finalizou.
Deixe seu comentário