As surpreendentes chuvas em dezembro em Salvador, com o acúmulo de 250 milímetros até o dia 24 de dezembro de 2021 representam um volume cinco vezes maior do que o esperado para todo o mês. A informação foi dada por Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador (Codesal).
“Tivemos o novembro mais chuvoso dos últimos dez anos e dezembro vai superar todas as expectativas”, falou Sósthenes. As fortes chuvas são ocasionadas pela passagem de uma frente fria somada a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Na última atualização, às 11h deste sábado, 25, a Codesal informou ter registrado nas últimas 72 horas os bairros com maior acumulado de chuva foram Pau da Lima (121 milímetros), Mirante de Periperi (119,6 milímetros), Sete de Abril e Bosque Real (119,2 milímetros) e Castelo Branco (115,6 milímetros).
“Havia a possiblidade real de acionarmos as sirenes em Sete de Abril e Castelo Branco. Como a chuva de uma aliviada de madrugada, graças a Deus não houve essa necessidade”, falou Sósthenes Macedo.
Até às 14h30 deste sábado, a Codesal recebeu 21 solicitações, entre elas cinco deslizamentos de terra, seis ameaças de deslizamento e cinco alagamentos de imóveis. Um imóvel e uma árvore também desabaram na capital baiana.
Deixe seu comentário