Parece até que o Bola de Fogo ligou para a Foguentinha, porque não há outro assunto em Salvador: “o calor ‘tá’ de matar”. Após registrar o dia mais quente de 2023 nessa quarta-feira (19/4) – 33.9 ºC -, a capital baiana voltou a passar dos 30 ºC, nesta quinta-feira (20), mas com a sensação térmica de 39 ºC.
Apesar de acostumados com o calor, os soteropolitanos se assustaram com as altas temperaturas. Afinal, é outono, estação do ano em que normalmente elas são mais amenas. Para entender melhor a situação, o Aratu On conversou com o meteorologista Giuliano Carlos, da Defesa Civil de Salvador (Codesal).
Ele explicou que esse “calorão” se deve à uma massa de ar quente – algo típico do verão – que predomina sobre a cidade, nesses dias. Perguntado sobre o porquê de ela ter aparecido agora, “fora de época”, ele afirmou que a a temperatura do oceano é um fator decisivo: “Se está aquecido, favorece o surgimento das massas de ar quentes”.
Porém, como Salvador é “indecisa” – e o Aratu On já te explicou o motivo, tudo já pode mudar radicalmente amanhã, sexta-feira (21/4), Dia de Tiradentes. “Está vindo a primeira frente fria do ano, aqui. Ela geralmente se forma no sul do Brasil, mas impacta na cidade”, explica Giuliano, acrescentando que a previsão é de chuva no fim de semana.
“Contudo, quem sentirá mais é a população do extremo sul da Bahia, que irá se deparar com chuvas mais fortes e um clima mais frio”, conclui o meteorologista. Para os próximos dias, então, pode até sair de de cropped ou regata, mas leve capote e sombrinha.
Além disso, planeje o seu feriado com um olho nos eventos e outro no clima, porque, aquela praia desejada, acompanhada de um bronze de fazer inveja, pode ter que ficar para a próxima. Depois não diga que a gente não avisou, viu!
Deixe seu comentário