A partir desta terça-feira (27), a segunda unidade do Hospital Geral da Bahia começa a funcionar. Localizado no bairro de Brotas, o HGE 2 fica ao lado do HGE1.
A estrutura do HGE 2 conta com uma sala para transplantes e Centro de Queimados, que foi transferido do HGE 1 para o novo prédio, como ressaltou o diretor médico André Luciano, na manhã desta segunda-feira (26), quando a unidade foi inaugurada com a presença do governador Rui Costa, do secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, e deputados federais.
A expectativa é que com o HGE 2 diminua o tempo de espera no atendimento de vítimas de traumas, como acidentes de carro, perfurocortantes e emergências cirúrgicas. Em coletiva de imprensa, Rui Costa afirmou que os equipamentos do HGE 2 são de ponta. “São equipamentos de última geração, da mesma marca dos melhores hospitais do Brasil, inclusive particulares”, ressaltou, assinalando que a ala de queimados é uma das mais modernas.
Geração de emprego – Rui Costa também assinalou que como HGE 2 foram gerados 1.100 empregos. “Se nós tivéssemos instalado uma fábrica geraríamos entre 200, 300 ou 500 empregos. Com o HGE 2 são 1.100 empregos para pais e mães de família”, contabilizou.
O HGE 2 tem 161 novos leitos, sendo 52 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – oito são para crianças e quatro para queimados. Cerca de 200 médicos vão trabalhar no local, além de outros profissionais de saúde. A unidade terá 11 salas de cirurgia. O investimento para a construção da unidade foi de R$ 86 milhões.
O hospital pode atender casos de cirurgia geral, traumato-ortopedia, queimados, cirurgia oftalmológica (proveniente de trauma) e cirurgia plástica reparador. Informações do Bocão News.
Deixe seu comentário